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https://hdl.handle.net/1822/34261
Title: | O fenómeno jornalístico de Agosto: uma análise aos noticiários da manhã da Renascença |
Author(s): | Lopes, José Miguel Dias |
Advisor(s): | Santos, Luís António |
Keywords: | Silly season Rádio Renascença Jornalismo radiofónico Jornalismo em Agosto Análise de conteúdo Radio journalism Journalism in August Content analysis |
Issue date: | 2014 |
Abstract(s): | É dado adquirido que o mês de Agosto se trata de uma das fases menos férteis do ano
no que ao fluxo noticioso diz respeito. Não é, como tal, invulgar que a este período surja
associado o conceito anglo-saxónico de silly season, numa alusão à tendência para a falta de
acontecimentos de grande relevo para noticiar (Hamer, 2008). Dada a excepcionalidade das
circunstâncias, constata-se, ao longo de Agosto, uma tendência para os media se dedicarem ao
tratamento de temáticas mais levianas, de modo a colmatar a expectável ausência das
chamadas hard news. Este mesmo fenómeno pôde ser constatado durante o estágio curricular
efectuado na rádio Renascença. Com efeito, a expressão ‘não há nada’ – repetida múltiplas
vezes na redacção ao longo desse mês – permitiu corroborar não só uma notória dificuldade em
encontrar matérias dignas de serem notícia, como também um acrescido obstáculo em aceder e
contactar numerosas fontes de informação. Apesar dos condicionalismos sentidos em estágio,
constatou-se que a quantidade de noticiários emitidos durante as manhãs da Renascença se
manteve inalterada durante o mês de Agosto, o que desperta uma curiosidade concreta sobre o
tipo de temáticas que terão sido privilegiadas neste período excepcional para os média.
Compreender que diferenças podem ser encontradas nos noticiários, bem como alguns dos
condicionalismos sentidos e estratégias usadas para a construção dos boletins informativos
neste período de Verão afiguram-se, de igual modo, questões legítimas. A fim de melhor se
compreender o fenómeno, tal como vivido pela Renascença, procede-se a uma análise ao
conteúdo dos noticiários da manhã alusivos aos meses de Agosto (tipicamente associados à silly
season) e de Outubro (momento em que o ritmo dos media já está dentro da normalidade), de
modo a comparar as características inerentes a cada um destes períodos mediáticos.
Posteriormente, os dados da análise de conteúdo são comparados com as informações
prestadas, em entrevista, por alguns profissionais da Renascença, para que melhor se
compreenda o tipo de estratégias adoptado durante o processo de construção da notícia em
Agosto. It is common knowledge that August is one of the least fertile moments of the year, as far as newsworthiness is concerned. As a result, it is not unusual to associate this period with the concept of the ‘silly season’, due to the tendency for a strong lack of relevant events for the media to report (Hamer, 2008). Given the exceptional circumstances, it has been noted that the media, during this phase of the year, begin to focus more on light-hearted topics, so they can make up for the expected absence of the so-called hard news. This very same phenomenon could be felt during the curricular internship spent at Rádio Renascença. In fact, the phrase ‘there’s nothing going on’ – heard multiple times in the newsroom throughout August – confirmed a considerable difficulty not only in finding newsworthy topics, but also in attempting to reach and obtain information from different kinds of news sources. Despite the aforementioned difficulties, it is interesting to note that the quantity of news programs issued every morning in Renascença remained unaltered throughout August. Such fact triggers an interesting curiosity about what kind of topics or events were selected and deemed relevant in such an unusual period for the media. Understanding what differences can be found in the news programs, as well as the nature of the difficulties and strategies adopted during this summer period also appear to be relevant questions in their own right. In order to understand the phenomenon as felt by Renascença, a content analysis is made with focus given to the content of the news bulletins that took place in August (a typical ‘silly season’ period) and October (a moment when the media tend to function at a more normal pace), so the inherent characteristics of both months can be compared. Afterwards, the findings are compared with the information given, through interview, with some of Renascença’s newsroom members, in order to more fully understand the strategies usually adopted in the news-making process during the month of August. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências de Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34261 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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