Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/34236

TítuloGamificação em aplicações móveis para atividades turísticas baseadas em geolocalização
Autor(es)Silva, João Pedro Pereira da
Orientador(es)Zagalo, Nelson
Palavras-chaveTurismo
Dispositivos móveis
Gamificação
Tourism
Mobile devices
Gamification
Data2014
Resumo(s)Com o aumento do poder de compra das pessoas associado à evolução da tecnologia, assiste-se a um crescimento das vendas de dispositivos móveis inteligentes, assim como a uma melhoria da qualidade de vida das pessoas. Estas alterações conduziram a um aumento das viagens e do turismo e com estas surgiram novas necessidades no campo das aplicações móveis de suporte a experiências turísticas. Estas necessidades têm sido respondidas por várias aplicações, que têm sabido fazer uso das novas possibilidade tecnológicas oferecidas pelas plataformas móveis. Ainda assim estas aplicações têm surgido aplicadas a um âmbito internacional, apresentando assim lacunas numa oferta especializada a nível regional, nomeadamente para Portugal. Uma vez identificada esta lacuna, este projeto propõe a divulgar os principais locais e atividades turísticas do país, além de atuar sobre os hábitos dos utilizadores, aplicando os conceitos de Gamificação, de modo a não só fomentar o interesse pela atividade turística nacional, como também influenciar e promover os pontos turísticos menos divulgados e visitados no país. Através de uma abordagem baseada nos principais padrões da gamificação este projeto pretende contribuir para o desenvolvimento de novos modelos de comunicação e interação que contribuam para o desenvolvimento de aplicações móveis dedicadas ao turismo nacional, através da captura e apresentação de soluções que aspiram a criar melhores e mais envolventes experiências turísticas.
With the increase in the purchasing power of the people associated with the evolution of technology, we are witnessing a growth in sales of smart mobile devices, as well as an improved quality of life. These changes led to an increase in travel and tourism and with these new needs have emerged in the field of support to tourist experiences mobile applications. These needs have been addressed by various applications that have been able to make use of the new technological possibilities offered by mobile platforms. Yet these applications have arisen applied to an international level, thus presenting gaps in a specialized regional supply, particularly for Portugal. Once identified this gap, this project proposes to disclose the major local and tourist activities in the country, besides working on the habits of users, applying the concepts of gamification in order to not only raise interest in domestic tourism, but also influence and promote the attractions visited in the least publicized areas. Through a major patterns based on the gamification approach, this project aims to contribute to progress of new models of communication and interaction that contribute to the development of mobile applications dedicated to tourism, by capturing and presenting solutions that aspire to create better and more engaging tourist’s experiences.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Media e Interativos
URIhttp://hdl.handle.net/1822/34236
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
João Pedro Pereira da Silva.pdf17,13 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis