Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/34164

TitleImpacto e efeitos da avaliação externa das escolas nas práticas curriculares das lideranças intermédias
Author(s)Machado, Maria da Graça Marques Dias
Pacheco, José Augusto
Seabra, Filipa
KeywordsAvaliação externa
Lideranças intermédias
Práticas curriculares
Issue date2015
PublisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
Abstract(s)O reconhecimento da avaliação externa como um elemento - chave na mudança dos sistemas educativos trouxe para o centro do debate a importância das lideranças intermédias na melhoria das práticas curriculares e o aumento da qualidade do ensinoaprendizagem. Esta comunicação apresenta os resultados parciais de um projeto de investigação, em que se objetivou compreender de que modo o primeiro ciclo da avaliação externa das escolas, em Portugal, influenciou as dinâmicas curriculares e eficácia das lideranças intermédias. A análise dos dados quantitativos, recolhidos junto de uma amostra nacional de professores, através de um questionário on line (n=1102), remete para uma dicotomia entre, por um lado, o reconhecimento de que a Avaliação Externa tem um impacto mais positivo que negativo nas escolas, criando patamares de exigência mais elevados e abertura à mudança; por outro, a constatação de que ainda não produziu efeitos/resultados substanciais, no trabalho colaborativo de planificação, articulação, gestão e avaliação do currículo.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/34164
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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