Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/3407

TitleAspectos hidrodinâmicos e microbiológicos de duas configurações de filtros anaeróbios
Author(s)Alves, M. M.
Pereira, M. A.
Mota, M.
Novais, J. M.
KeywordsFiltro anaeróbio
Digestor segmentado
Actividade metanogénica
Distribuição de tempos de residência
Issue date10-Apr-1996
CitationBORREGO, C. [et al.], ed. lit. - “Conferência Nacional sobre a Qualidade do Ambiente, 5, Lisboa, 1996. ISBN 972-569-088-5. vol. 2. p.1747-1756.
Abstract(s)É objectivo deste trabalho comparar o funcionamento de duas configurações de filtros anaeróbios de fluxo ascendente: uma configuração tradicional e um filtro anaeróbio segmentado em três andares. As condições operatórias foram as seguintes: Tempo de Residência Hidráulico (TRH) mantido em 2 dias, e concentração de substrato à entrada (Ce) igual a 3000 6000 e 9000 mgCQO/I. Determinou-se o padrão de escoamento dos dois digestores relacionando-se com os perfis de substrato ao longo da altura e analisou-se a sua variação com a alteração na concentração de entrada de 3000 para 9000 mg CQO/I. Para essas duas condições de concentração de substrato, mediu-se a actividade metanogénica acetoclástica e hidrogenofílica em três alturas nos dois digestores, concluindo-se que no reactor segmentado há maior tendência para a estratificação da actividade acetoclástica que no reactor mono-andar. Na gama de condições testadas os reactores funcionaram de modo semelhante, sendo a remoção praticamente completa. No reactor segmentado o rendimento em metano foi inferior ao do reactor mono-andar.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/3407
ISBN972-569-088-5
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNQA-1996-MadalenaAlves.pdf112,53 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID