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https://hdl.handle.net/1822/34067
Título: | A gestão da aprendizagem em ambiente virtual |
Outro(s) título(s): | The management of learning in a virtual environment |
Autor(es): | Martins, José Lauro |
Orientador(es): | Silva, Bento Duarte da |
Palavras-chave: | Tecnologia educativa Gestão da aprendizagem Autonomia Virtual learning environment Learning management, autonomy Appropriation of learning |
Data: | 9-Out-2014 |
Resumo(s): | Esta investigação pretendeu analisar a apropriação autonomia pelos aprendentes, entendida como instância da autoria no processo da aprendizagem em curso realizado em ambiente virtual. O objeto de investigação foi um Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal do Tocantins (Brasil) ministrado para 400 professores de escolas públicas. Na componente teórica, procuramos compreender o conceito de autonomia discente no processo de aprendizagem a partir do entendimento das novas exigências de proatividade e autoria na educação mediada pelas tecnologias digitais. Também foi necessário entender como os professores querem que os aprendentes se comportem em relação à gestão da aprendizagem para saber se a questão da autonomia não é apenas um discurso ou se, de fato, há espaço para a proatividade e a autoria dos aprendentes. Foi com esse intuito que partimos para a componente empírica do curso, onde realizamos um estudo de caso com objetivo de investigar a gestão da aprendizagem a partir da apropriação da autonomia pelos aprendentes. A principal fonte a análise dos fóruns e dos memoriais utilizados para acompanhamento do curso. Foi efetuada uma análise de conteúdo de 1327 mensagens de fórum e 406 memoriais. Os resultados indicam um perfil autoritário dos professores com prevalência de mensagens que emitem ordens ou que pressupõe a dependência dos aprendência. Foram identificado três níveis de apropriação da autonomia: autonomia instrumental -a capacidade de resolver os problemas do entorno da aprendência, a autonomia cognitiva conceitual -apropriação de novos conceitos, e a aprendência crítica -mudança na visão de mundo que estrutura a capacidade de associar teoria e prática. Observamos que autonomia se manifesta em quatro níveis: dependência, proatividade, aprendência metacognitiva e intervenção, porém não são níveis estáticos ou exclusivos. Com base nesta investigação podemos afirmar que uma proposta curricular para curso online deve ser diferente dos cursos tradicionais, devendo pautar-se pela gestão da aprendizagem e por uma forte mediação pedagógica. A integração da tecnologia, dos conteúdos e da metodologia pedagógica, combinados com uma forte mediação, é sustentáculo de uma proposta curricular para curso em ambiente virtual de forma a promover a apropriação da autonomia pelos aprendentes. This research sought to examine the appropriation of autonomy by learners, understood as an instance of authorship in the learning process over a course held in a virtual environment. The aim of the investigation was the Specialization Course in Pedagogical Coordination of the Federal University of Tocantins (Brazil) made available to 400 teachers from public schools. In the theoretical part, we sought to understand the concept of student autonomy in the learning process from the understanding of the new requirements of proactiveness and authorship mediated by digital technologies in education. It was necessary to understand how teachers wanted learners to behave in relation to the learning management as to whether the issue of autonomy was just a speech or if indeed, there was room for proactiveness and authorship of learners. With this purpose we departed for the experiential component of the course, where we performed a case study in order to investigate the management of learning from the appropriation ofautonomy by learners. The main source of data were the forums and memorials used to follow the course. A content analysis of 1,327 forum messages and 406 memorials were performed. The results indicated an authoritarian teacher profile with prevalence of issuing orders or messages that assumed dependence. Three levels of autonomy appropriation were identified: (i)the instrumental autonomy -the ability to resolve issues surrounding the learning process ; ( ii ) the conceptual cognitive autonomy -appropriation of new concepts ; (iii) the critical autonomy -change in the worldview that structures the ability to link theory and practice. We note that autonomy is manifested in four levels: dependence, proactivity, metacognitive learning and intervention , these are not static or exclusive levels . Based on this research we can state that a proposed curriculum for online courses should be different from the traditional, transmissive courses, guided by the learning management, and a strong pedagogical mediation. The integration of technology, content and teaching methodology, combined with a strong mediation is the mainstay of a proposed curriculum for the course in a virtual environment in order to promote appropriation of autonomy by learners. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade de Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34067 |
Acesso: | Acesso aberto |
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