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TítuloCaminhos para a internacionalização de uma PME : o caso IHCU
Autor(es)Vilaça, Joana Maria Gomes da Silva
Orientador(es)Pereira, Orlando P.
Palavras-chaveModos de entrada
Internacionalização empresarial
Globalização
PME’s
Entry modes
Business internationalization
Globalization
Internationalization
SMEs
Data2014
Resumo(s)Com o fomento dos fenómenos de internacionalização e globalização, verificou-se nas últimas décadas um aumento exponencial no que diz respeito ao Comércio Internacional. O surgimento de várias Organizações Internacionais, tais como a União Europeia (U.E.), a Área de Comércio da América do Norte (NAFTA) e o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), o advento das novas tecnologias de informação e o desenvolvimento dos transportes, influenciaram fortemente as trocas internacionais. É neste contexto que a temática da internacionalização empresarial tem sido grandemente objeto de debate. Precisamente o processo de internacionalização empresarial trata-se de um fenómeno complexo, devendo-se adaptar às circunstâncias de cada empresa, portanto há que compreender que variáveis endógenas e exógenas influenciam fortemente o processo de internacionalização empresarial. O objetivo do presente estudo reside, não apenas no estudo do processo de internacionalização, em concreto das variáveis endógenas e exógenas, mas incide sobretudo no processo de internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME’s) portuguesas. Face às adversidades económicas, nos últimos anos, as PME’s tendem a voltar as suas atividades para os mercados estrangeiros. Em concreto será analisada uma PME portuguesa, IHCU – Architecture and Design Concept, Lda - recentemente fundada, que se dedica à produção e comercialização de módulos habitacionais.
With the raise of the phenomena of internationalization and globalization, it has been found in recent decades an exponential increase with respect to International Trade. The emergence of various international organizations such as the European Union (EU), the North American Free Trade Agreement (NAFTA) and the Southern Common Market (MERCOSUR), the advent of new information technologies and transport development, influenced strongly international trade. It’s in this context that internationalization business has been greatly debated. Precisely the process of business internationalization it’s a complex phenomenon, having to adapt to the circumstances of each company, we understand that there’re endogenous and exogenous variables that strongly influence the process of business internationalization. The goal of this study lies not only in the study of the internationalization process, specifically the endogenous and exogenous variables, but also on the process of internationalization of Portuguese Small and Medium Enterprises (SME's). Given the economic adversities in recent years, SMEs tend to back their activities to foreign markets. Actual will be considered a Portuguese SME, IHCU - Architecture and Design Concept, Ltd - recently founded, dedicated to the production and vending of housing modules.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttp://hdl.handle.net/1822/33894
AcessoembargoedAccess (3 Years)
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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