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https://hdl.handle.net/1822/33833
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Araujo, Maria de Fátima | por |
dc.contributor.author | Passeggi, Maria da Conceição | por |
dc.contributor.author | Sarmento, Teresa | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-12T14:33:38Z | - |
dc.date.available | 2015-02-12T14:33:38Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-27 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/33833 | - |
dc.description.abstract | O trabalho apresenta uma pesquisa em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e tem como objetivo contribuir para a discussão sobre a formação de professores da infância a partir de um exercício de reflexão sobre a construção da identidade pessoal/profissional e do papel das aprendizagens ao longo da vida (aprendizagens formais, não formais e informais). A discussão sobre as aprendizagens ao longo da vida (Alheit & Dausien, 2006; Ghanem & Trilla, 2008; Gohn, 2008; Lima, 2007) vem ocupando, nos últimos trinta anos, e especialmente na última década, um espaço significativo no cenário da formação como dimensão estratégica e funcional e como um princípio diretor que garanta a todos o acesso às ofertas de educação e de formação, em uma grande variedade de contextos de aprendizagem. Partimos do seguinte pressuposto: se a formação e a construção da identidade do professor se dá em processo e ao longo de toda a vida, qual será, então, o papel dessas aprendizagens na formação do professor da infância? Essas três dimensões de aprendizagens e conhecimentos constitutivos do processo de formação “no curso de uma vida” (DELORY-MOMBERGER, 2008) são aqui incorporadas no conceito de aprendizagem biográfica por entendermos que ele tem a capacidade de integrar as experiências vividas no interior das instituições e fora delas, bem como de atribuir sentido às aprendizagens informais, além de contribuir para “modelar as representações das “biografias” no quadro das quais os sujeitos interpretam suas experiências e produzem seu próprio sentido biográfico” (Alheit & Dausien, 2006, p.186), o que os referidos autores denominam de biografização. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Aprendizagens ao longo da vida | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | História de vida | por |
dc.title | Aprendizagem ao longo da vida: construção da identidade e formação de professores da infância | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferencePlace | Rio Grande Sul - Brasil | por |
oaire.citationTitle | Anais do IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA - IV CIPA - Espaço (auto) biográfico: arte de viver, conhecer e formar | por |
sdum.conferencePublication | Anais do IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA - IV CIPA - Espaço (auto) biográfico: arte de viver, conhecer e formar | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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APRENDIZAGEM Práticas de formação CIPA.pdf | 95,55 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |