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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraujo, Maria de Fátimapor
dc.contributor.authorPasseggi, Maria da Conceiçãopor
dc.contributor.authorSarmento, Teresapor
dc.date.accessioned2015-02-12T14:33:38Z-
dc.date.available2015-02-12T14:33:38Z-
dc.date.issued2012-12-27-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/33833-
dc.description.abstractO trabalho apresenta uma pesquisa em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e tem como objetivo contribuir para a discussão sobre a formação de professores da infância a partir de um exercício de reflexão sobre a construção da identidade pessoal/profissional e do papel das aprendizagens ao longo da vida (aprendizagens formais, não formais e informais). A discussão sobre as aprendizagens ao longo da vida (Alheit & Dausien, 2006; Ghanem & Trilla, 2008; Gohn, 2008; Lima, 2007) vem ocupando, nos últimos trinta anos, e especialmente na última década, um espaço significativo no cenário da formação como dimensão estratégica e funcional e como um princípio diretor que garanta a todos o acesso às ofertas de educação e de formação, em uma grande variedade de contextos de aprendizagem. Partimos do seguinte pressuposto: se a formação e a construção da identidade do professor se dá em processo e ao longo de toda a vida, qual será, então, o papel dessas aprendizagens na formação do professor da infância? Essas três dimensões de aprendizagens e conhecimentos constitutivos do processo de formação “no curso de uma vida” (DELORY-MOMBERGER, 2008) são aqui incorporadas no conceito de aprendizagem biográfica por entendermos que ele tem a capacidade de integrar as experiências vividas no interior das instituições e fora delas, bem como de atribuir sentido às aprendizagens informais, além de contribuir para “modelar as representações das “biografias” no quadro das quais os sujeitos interpretam suas experiências e produzem seu próprio sentido biográfico” (Alheit & Dausien, 2006, p.186), o que os referidos autores denominam de biografização.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagens ao longo da vidapor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectHistória de vidapor
dc.titleAprendizagem ao longo da vida: construção da identidade e formação de professores da infânciapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferencePlaceRio Grande Sul - Brasilpor
oaire.citationTitleAnais do IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA - IV CIPA - Espaço (auto) biográfico: arte de viver, conhecer e formarpor
sdum.conferencePublicationAnais do IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA - IV CIPA - Espaço (auto) biográfico: arte de viver, conhecer e formarpor
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