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https://hdl.handle.net/1822/33809
Title: | Utilização de recursos tipográficos em vídeos promocionais e institucionais |
Other titles: | Use of typographical resources in promotional and institutional videos |
Author(s): | Cavalcanti, Bruno Maciel Bezerra |
Advisor(s): | Sá, Alberto |
Keywords: | Tipografia Vídeo Teorias da Gestlat Typography Gestalt’s theories |
Issue date: | 2014 |
Abstract(s): | O presente trabalho busca por discutir a utilização de recursos tipográficos do ponto de
vista do vídeo com análise em um vídeo de caráter promocional-institucional. Serão abordados
no trabalho premissas da tipografia clássica e suas componentes na criação da mensagem em
conjunto com a mensagem verbal. Também é de suma pertinência ao trabalho a questão do
alfabetismo visual e como a tipografia pode se comportar como uma forma visual, tudo isto
baseado nas teorias Gestaltistas.
No âmbito profissional, o trabalho possui por premissa a relação que o editor de vídeo
possui com o designer tipográfico. Esta relação, as vezes, não é contemplada por todas as
empresas, pois, muitas vezes, como é o caso do autor deste trabalho, o editor de vídeo, o
motion designer e o designer tipográfico é a mesma pessoa, principalmente no que se refere às
pequenas empresas.
Ou seja, além de uma teoria substancial, o trabalho tenta remeter a sinergia que essas
duas (ou três) profissões possuem. This study aims to discuss the use of typographic features from the point of view of video analysing a promotional-institutional video. Will be addressed in the work premises of classical typography and its components in the creation of the message together with the verbal message. Is also of great relevance to the work the question of visual literacy and how typography can behave as a visual way, all this based on Gestalt theory. In the professional context, the work is premised on the relationship that the video editor has with typographic designer. This relationship, at times, is not covered by all companies, as in the case of the author of this work, the video editor, the motion designer and the typographic designer was the same person, especially in regard to small companies. In a nutshell, in addition to a substantial theory, the paper tries to refer the synergy that these two (or three) professions have. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/33809 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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Bruno Maciel Bezerra Cavalcanti.pdf | 46,43 MB | Adobe PDF | View/Open |