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https://hdl.handle.net/1822/33806
Title: | A importância de práticas de comunicação estratégica na imprensa local e regional: o povo, um estudo de caso |
Author(s): | Silva, Ana Isabel Martins da |
Advisor(s): | Pires, Helena |
Keywords: | Comunicação estratégica Imprensa regional e local Marca Meios online Meios offline Communication Strategic communication Local press Brand Online means Offline means |
Issue date: | 2014 |
Abstract(s): | O presente trabalho de investigação, inserido no âmbito da unidade curricular de
estágio, do 2.º Ciclo de Ciências da Comunicação, especialização em Publicidade e
Relações Públicas, procura desenvolver um estudo acerca das práticas de comunicação
estratégica na imprensa regional e local, refletindo, particularmente, se a aplicação de
um plano de comunicação estratégico de comunicação pode ou não ser importante para
a promoção ou divulgação de um media local e regional.
Partimos do princípio que, na atualidade, é perentório que as marcas e as organizações
se comuniquem estrategicamente e que estejam atentas às novas tendências de mercado,
procuraremos mostrar que a imprensa local e regional não é exceção, sendo esta um
objeto de estudo aliciante.
Sob o escrutínio do estudo de caso, enquadraremos assim esta questão a aprofundar no
âmbito de um estágio realizado no jornal O Povo, onde, a partir de uma auditoria de
comunicação às práticas de comunicação estratégica exercidas no jornal, procuraremos
provar a importância das mesmas.
Começaremos por estudar os media locais e regionais, a sua definição e o seu contexto,
seguindo para a análise ao âmbito de estudo de comunicação estratégica aplicada a este
universo, a par da investigação de conceitos inerentes a esta.
Objetivou-se assim, (1) compreender os eventuais benefícios da comunicação de marca
para um media local e regional; (2) analisar a relevância da implementação de um plano
de comunicação estratégico num media local; e (3) procurar entender o nível de eficácia
de uma estratégia de comunicação de marca num media local. This research, conducted under the Master in Communication Sciences, in the area of Advertising and Public Relations, seeks to develop a study about communication strategies applied to local press, reflecting particularly if, the implementation of a communication plan based on strategic communication, may or may not be important in promoting and divulging local press. Assuming that, in actuality, brands and organizations have to communicate strategically and be alert to the trends of the market, local press appears here as no exception to that. Under the scrutiny of the case study, we frame this issue in the context of the newspaper O Povo, where we try to uncover the performance of various communication practices, as well as prove their importance. We begin by studying the local media, its definition and its context , followed by an analysis of strategic communication applied to this universe, along with the investigation of concepts related to this type of communication. The objective for this thesis is ( 1 ) to understand the potential benefits of strategic communications for the local press ; ( 2 ) analyze the relevance of implementing a strategic communications plan in local media ; and ( 3 ) seek to understand the level of effectiveness of a communication strategy on a local newspaper . |
Type: | Master thesis |
Description: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/33806 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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