Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/33806

TitleA importância de práticas de comunicação estratégica na imprensa local e regional: o povo, um estudo de caso
Author(s)Silva, Ana Isabel Martins da
Advisor(s)Pires, Helena
KeywordsComunicação estratégica
Imprensa regional e local
Marca
Meios online
Meios offline
Communication
Strategic communication
Local press
Brand
Online means
Offline means
Issue date2014
Abstract(s)O presente trabalho de investigação, inserido no âmbito da unidade curricular de estágio, do 2.º Ciclo de Ciências da Comunicação, especialização em Publicidade e Relações Públicas, procura desenvolver um estudo acerca das práticas de comunicação estratégica na imprensa regional e local, refletindo, particularmente, se a aplicação de um plano de comunicação estratégico de comunicação pode ou não ser importante para a promoção ou divulgação de um media local e regional. Partimos do princípio que, na atualidade, é perentório que as marcas e as organizações se comuniquem estrategicamente e que estejam atentas às novas tendências de mercado, procuraremos mostrar que a imprensa local e regional não é exceção, sendo esta um objeto de estudo aliciante. Sob o escrutínio do estudo de caso, enquadraremos assim esta questão a aprofundar no âmbito de um estágio realizado no jornal O Povo, onde, a partir de uma auditoria de comunicação às práticas de comunicação estratégica exercidas no jornal, procuraremos provar a importância das mesmas. Começaremos por estudar os media locais e regionais, a sua definição e o seu contexto, seguindo para a análise ao âmbito de estudo de comunicação estratégica aplicada a este universo, a par da investigação de conceitos inerentes a esta. Objetivou-se assim, (1) compreender os eventuais benefícios da comunicação de marca para um media local e regional; (2) analisar a relevância da implementação de um plano de comunicação estratégico num media local; e (3) procurar entender o nível de eficácia de uma estratégia de comunicação de marca num media local.
This research, conducted under the Master in Communication Sciences, in the area of Advertising and Public Relations, seeks to develop a study about communication strategies applied to local press, reflecting particularly if, the implementation of a communication plan based on strategic communication, may or may not be important in promoting and divulging local press. Assuming that, in actuality, brands and organizations have to communicate strategically and be alert to the trends of the market, local press appears here as no exception to that. Under the scrutiny of the case study, we frame this issue in the context of the newspaper O Povo, where we try to uncover the performance of various communication practices, as well as prove their importance. We begin by studying the local media, its definition and its context , followed by an analysis of strategic communication applied to this universe, along with the investigation of concepts related to this type of communication. The objective for this thesis is ( 1 ) to understand the potential benefits of strategic communications for the local press ; ( 2 ) analyze the relevance of implementing a strategic communications plan in local media ; and ( 3 ) seek to understand the level of effectiveness of a communication strategy on a local newspaper .
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33806
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Ana Silva.pdf3,9 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID