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TítuloEmpreendedorismo de jovens qualificados: contextos, perceções e representações sociais de género
Outro(s) título(s)Entrepreneurship of qualified young: contexts, perceptions and social representations of gender
Autor(es)Lamela, Ana Rita Azevedo
Orientador(es)Marques, Ana Paula
Palavras-chaveEnsino superior
Mercado de trabalho
Empreendedorismo
Representações sociais
Higher education
Labour market
Entrepreneurship
Social representations
Data2014
Resumo(s)As últimas décadas têm sido marcadas por grandes alterações no mercado de trabalho, o que levou a diferenças significativas a nível económico e social das diferentes sociedades. A presente tese de mestrado procurou desenvolver um estudo a respeito do empreendedorismo enquanto mecanismo de inserção profissional. Temos assistido à crescente precarização e flexibilização laboral, sendo que os trabalhos temporários e as novas formas atípicas de emprego fazem parte da realidade da vida dos indivíduos, que os colocam perante desafios e riscos na conciliação da vida pessoal e profissional. Neste contexto, o empreendedorismo pode ser encarado pelos indivíduos como forma de criarem o próprio emprego, como alternativa à precarização e instabilidade laboral a que são sujeitos, de porem em prática as suas capacidades técnicas e pessoais, de terem uma participação ativa na economia, bem como forma de realização e investimento pessoal e profissional. Em termos gerais, a presente tese de mestrado encontra-se estruturada em seis capítulos. No primeiro, o empreendedorismo como alternativa de carreira profissional, no qual se evidenciam os principais contributos teóricos, as potencialidades e obstáculos de uma carreira empreendedora. É traçado o papel do Ensino Superior no fomento do empreendedorismo, bem como as principais motivações, riscos e potencialidades de uma carreira empreendedora, sendo que é traçado um breve perfil empreendedor. No segundo capítulo é analisado o empreendedorismo e as representações sociais de género, bem como a conciliação entre a esfera pessoal e profissional. Realizamos assim, posteriormente ao terceiro capítulo, correspondente à estratégia metodológica, uma análise nos três últimos capítulos (quatro, cinco e seis), sobre as suas trajetórias profissionais, através de entrevistas realizadas a jovens empreendedores e potenciais empreendedores, recorrendo a uma perspetiva de género, procurando comparar e identificar as suas experiências, ao mesmo tempo que se discute a importância do Ensino Superior no fomento do potencial empreendedor dos indivíduos.
The last few decades have been marked by major changes in the labour market, leading to decreased the significant differences in the economic and social level of the different societies. This dissertation tried to develop a study about entrepreneurship as professional integration mechanism. We have seen an increase precarious and labor flexibility, being that temporary work and new atypical employment forms are a part of the reality of people`s lives, which puts them facing before challenges and risks in conciliation personal and professional life. In this context, entrepreneurship can be seen as a way for individuals to create their own employment as an alternative to labor precariousness and instability to which they are exposed, to put into practice their technical and personal skills, and to have an active participation in the economy as well as embodiment and personal and professional investment. In general terms, this master is structured in six chapters. In the first chapter, entrepreneurship is approached as an alternative career, in which the main theoretical contributions, the potentials and obstacles for an entrepreneurial career and highlighted. It is also traced the role of higher education in promoting entrepreneurship, as well as the main motivations, risk and potential of an entrepreneurial career, and it is traced a brief entrepreneurial profile The second chapter analyzes the entrepreneurship and social representations of gender, as well as the conciliation between personal and professional sphere. Posteriorly to chapter three, corresponding to methodological strategy, an analysis was conducted in the last three chapters (four, five and six) about their professional experiences through interviews with young entrepreneurs and potencial entrepreneurs, resorting to a gender perspective, seeking to identify and compare their academicals and professional careers, while discussing the importance of higher education in promoting the entrepreneurial potential of individuals.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33786
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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