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https://hdl.handle.net/1822/33751
Title: | A gestão e produção de conteúdo digitais na comunicação estratégica |
Author(s): | Barroso, Patrícia Afonso |
Advisor(s): | Ribeiro, Silvana Mota |
Keywords: | Comunicação digital Comunicação estratégica Marketing digital Conteúdos digitais Digital communication Strategic communication Digital content |
Issue date: | 2014 |
Abstract(s): | Num contexto atual onde as novas tecnologias de informação são cada vez mais fortes, a
comunicação das empresas sofreu uma alteração crescente com a transformação do panorama
social e vice-versa. A evolução do mundo web e das novas formas de comunicação digital
(computador, smartphone, entre outros) detiveram uma importância crescente no aparecimento
de novos conceitos como a cibercultura, ciberespaço ou as comunidades virtuais, conceitos que
viriam a alterar o processo de comunicação via online e contribuir para um novo panorama
social e cultural.
Inserido no âmbito da minha aprendizagem em Ciências da Comunicação, Relações
Públicas e Publicidade em específico, optei por adquirir uma maior aprendizagem a nível de
Marketing Digital e em que este consistia, já que a comunicação estratégica possui um papel de
extrema utilidade no que toca a comunicação digital. Devido à particularidade do digital, onde
não se verifica o contato físico torna-se muito importante a forma como a empresa se apresenta,
tanto a nível verbal como visual, além da estrutura e elaboração dos conteúdos que apresenta.
Várias exigências são feitas neste campo, já que para efetuar um bom Marketing Digital
(ou online) é necessário a adoção de capacidades estratégicas muito bem definidas, para
complementar uma comunicação que irá funcionar como um todo a nível de estratégia, assim
como o planeamento dos seus objetivos, o feedback e interação obtido pelo público-alvo. Aliado
à comunicação digital é necessário aprofundar a sua relevância a nível da comunicação
estratégica no sentido de atingir os objetivos comunicacionais e a obtenção de resultados válidos
para uma comunicação ser efetuada com sucesso entre uma empresa/instituição/marca e os
seus utilizadores. Descartando qualquer meio físico, muito utilizado pelo Marketing Tradicional, a
comunicação puramente digital torna-se uma consequência de uma sociedade cada vez mais
digitalizada, e quem não estiver inserido no mundo online, pura e simplesmente não existe – o
mesmo se aplica a empresas ou negócios, logo a adaptação do Marketing torna-se uma
consequência direta deste panorama social/digital fazendo com que o que apresentamos no
contexto online, torna-se uma extensão de nós próprios. Tendo em conta estas alterações tanto
sociais, culturais e económicas, o Marketing Digital teve de evoluir para uma vertente mais
pessoal e espiritual de forma a conseguir atingir um determinado consumidor, surgindo desta forma o conceito de Marketing Digital 3.0. Este conceito mais recente iria alterar e abrir outras
portas na forma como uma marca, empresa ou organização construiria a sua estratégica
comunicacional assim como a forma de interação formal e informal sobre o seu público-alvo ou
consumidor final. Neste universo de Marketing mais pessoal e focada no consumidor, vários
pontos cruciais complementam a importância que possui para as empresas dos dias de hoje se
estas quiserem atingir o sucesso entre a vasta e agressiva concorrência. Fatores cruciais como a
produção e gestão de conteúdos digitais, gestão dos web sites, aquisição e gestão de redes
sociais e otimização de motores de busca, tornaram-se fulcrais para o sucesso de formas de
comunicação entre a empresa e o consumidor, assim como aumentar a sua viabilidade e
conhecimento entre o seu público-alvo, não esquecendo o fator de diferenciação entre a
concorrência no mundo digital, onde cada vez se torna mais agressiva e competitiva.
Para melhor entender estes conceitos, assim como a importância que possuem para a
comunicação das empresas nos dias de hoje, optei por efetuar o meu estágio curricular numa
empresa especializada em Marketing Digital. Durante este estágio deparei-me com determinadas
dificuldades e desafios, apenas para concluir que se tornou uma fonte imprescindível de
aprendizagem e amadurecimento, tanto profissional como pessoal. No presente relatório de
estágio, pretendo articular o Marketing Digital na comunicação estratégica e como estes se
complementam entre si, além da explicação e diferenciação do Marketing Digital com o
Marketing Tradicional.
Igualmente como fator decisivo de sucesso de qualquer comunicação estratégica online,
abordarei a importância da gestão e produção de conteúdos digitais inseridos na temática do
Marketing Digital na comunicação estratégica. Devido à minha experiência de estágio, irei
discutir a pertinência da boa gestão e produção de conteúdos digitais para o sucesso de uma
empresa a nível digital e como estes se encontram inseridos no Marketing Digital. In today's context where new information technologies are increasingly powerful, communication companies are constantly changing along with the social sphere. The evolution of the web world and the new ways of digital communication (computer, smartphone, etc.) held an important role in the emergence of new concepts such as cyber culture, cyberspace and virtual communities. These concepts would change the process of online communication and contribute to a new social and cultural landscape. Through my learning process of Communication Science, Public Relations and Publicity in particular, I chose to upgrade my knowledge in Digital Marketing, as the strategic communication has an extremely useful role when it comes to digital communication. Knowing that when working with the digital there is no physical contact, it is very important to learn how the company presents itself at both verbal and visual levels, besides the structure and development of their contents. This is a demanding field since you need well-defined strategic capabilities to create good Digital (or online) Marketing. Your main goal is defining a strategic communication that will work as whole in terms of strategy, as well as the planning of goals, feedback and interaction obtained by the target audience. When combined with digital communication, it is necessary to deepen its relevance in order to achieve communication goals and obtain valid results for a communication to be conducted successfully between an institution / company / brand and its users. Discarding any physical environment, widely used by Traditional Marketing, a purely digital communication becomes a consequence of an increasingly digitized society. Companies or businesses with no online presence might, soon enough, disappear. The adaptation of marketing becomes a direct consequence of this social/digital panorama so that our online content works as an extension of ourselves. Given these social, cultural and economic changes, Digital Marketing had to evolve in both personal and spiritual aspects in order to reach certain consumers thus the emerging concept of Digital Marketing 3.0. This latest concept would change and open other doors for the way a brand, company or organization builts its communication strategy as well as the way of formal and informal interaction with your target audience or consumer. In this universe of more personal and consumer-focused Marketing, several crucial points complement the importance it has for today’s businesses if they are to achieve success among the vast and aggressive competition. Crucial factors such as the production and management of digital content, managing web sites, social networking acquisition and management and search engine optimization have become a key to successful forms of communication between the company and the consumer. Its viability and knowledge among the target audience is growing, not forgetting the differentiating factor between competition in the digital world where it is becoming more aggressive and competitive. To better understand these concepts, as well as the importance they have for corporate communication today, I chose to make my traineeship in a company that specializes in Digital Marketing. During this internship I encountered certain difficulties and challenges, only to conclude that they became a vital source of learning and maturing, both in a professional and personal way. In this internship report, I intend to articulate Digital Marketing in strategic communication and how they complement each other, beyond explanation and differentiation of Digital Marketing with Traditional Marketing. Also as a decisive factor for success of any strategic online communication, I will address the importance of management and production of embedded digital content in the thematic of Digital Marketing in strategic communication. Because of my internship experience, I will discuss the relevance of good management and production of digital content for the success of an enterprise digital level and how these are included in Digital Marketing. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Relações Públicas e Publicidade) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/33751 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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Patrícia Afonso Barroso.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | View/Open |