Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33591

TítuloIncidência de H. pylori no meio ambiente. Viabilidade e possíveis veículos de transmissão
Autor(es)Vieira, M. J.
Data11-Abr-2006
CitaçãoVieira, M. J., Incidência de H. pylori no meio ambiente. Viabilidade e possíveis veículos de transmissão. Workshop Helicobacter pylori – Bases químicas e bioquímicas para o desenvolvimento de vacinas e para a compreensão dos mecanismos de adesão. Aveiro, Portugal, 11 Abril, 4, 2006.
Resumo(s)Em apenas 20 anos, o H. pylori tornou-se numa das bactérias mais estudadas pela comunidade científica. A investigação efectuada permitiu caracterizar muitos dos aspectos fisiológicos da bactéria, assim como determinar a sua prevalência na população humana em diferentes países e clarificar o seu papel no desenvolvimento de certas doenças. No entanto, a rota (ou rotas) de transmissão entre a população humana ainda não foram identificadas. A falta desta informação assume particular relevância em Portugal, um país onde estudos epidemiológicos indicam que a prevalência do H. pylori é uma das maiores entre os países da Comunidade Europeia. A principal via de transmissão apontada costuma ser a transferência directa de ser humano para ser humano, mas a existência de alguns reservatórios ambientais onde a bactéria se possa encontrar em estado viável, tal como a água, tem também sido sugerida. Para além de diversos estudos epidemiológicos que apontam a água como um possível veículo de transmissão, surgiram nos últimos anos diversos estudos microbiológicos que apoiam esta possibilidade. Por exemplo, num estudo conseguiu-se identificar a bactéria usando a técnica de PCR em biofilmes – películas microbianas aderidas a superfícies - formados em condutas de água potável, e em outros dois estudos foi aplicada a “fluorescence in situ hybridization” (FISH) para conseguir identificar com sucesso o H. pylori em água dos rios ou em biofilmes associados a canalizações de água potável. Também na água do mar e em água dos poços as técnicas de biologia molecular foram essenciais para detectar o microrganismo patogénico. No entanto, a dúvida subsiste sobre se a bactéria se encontra num estado viável nestes sistemas e se pode, portanto, ser foco de contaminação.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33591
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Resumos em Livros de Atas / Abstracts in Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
document_19639_1.pdf100,97 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID