Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/33466

TitleLiteracia para o cinema: projeto exploratório com crianças do 1º ciclo do ensino básico
Author(s)Correia, Maria Laura Alves
Advisor(s)Pereira, Sara
KeywordsLiteracia fílmica
Educação para o cinema
Meios de comunicação
Crianças
Film literacy
Cinema education
Media
Children
Issue date2014
Abstract(s)Atualmente os meios de comunicação audiovisuais estão presentes no quotidiano da maioria dos jovens e crianças. O cinema, em concreto, influencia atitudes, forma opiniões e contribui para a construção da identidade individual e coletiva. Os mais jovens contactam diariamente com diversas mensagens audiovisuais sendo, por isso, fundamental incentivar o desenvolvimento de competências que lhes permitam analisar e compreender esses meios e os conteúdos que transmitem. Considerando a importância de promover uma atitude crítica e reflexiva perante a linguagem e as mensagens fílmicas, desenvolveu-se, no âmbito desta dissertação, um estudo sobre literacia fílmica que teve como principal objetivo a criação do programa “Aprender a ver cinema”, destinado a crianças com idades entre os 6 e os 10 anos. O trabalho empírico tem por base a aplicação de um questionário às crianças participantes no estudo; a conceção e realização de um projeto de investigação participativa com o mesmo grupo de crianças; e a realização de entrevistas aos participantes no programa e a especialistas da área. A realização deste trabalho mostrou que a educação para o cinema é fundamental para incentivar o pensamento crítico, a análise, a produção e o consumo de obras cinematográficas. Iniciativas como o programa “Aprender a ver cinema”, desenvolvidas em contexto formal de aprendizagem, são essenciais para promover a literacia para o cinema, é fundamental que os conteúdos educativos sejam adaptados às diferentes idades e que o carácter lúdico e afetivo do cinema seja preservado. Outro aspeto a salientar é a importância de uma formação especializada nesta área para os professores.
Today various forms of audiovisual media are present in everyday life of most young people and children. Film, in particular, influences attitudes, contributes to the formation of opinions and fosters the construction of individual and collective identity. Young people are in contact with multiple audiovisual messages every day, so it is crucial to encourage the development of skills that allow them to analyze and understand these media and the content they transmit. Considering the importance of adopting a critical and reflective attitude toward film messages, in this research we developed a study on film education. The main aim of this work was to create the program "Learning to Watch Films" for children between 6 to 10 years of age. The empirical work consists of the application of a questionnaire to the children who participated in the study, the design and implementation of a participatory research project with the same group of children, and conducting interviews with program participants and experts in the field. This work showed that film education is necessary in order to encourage critical thinking, analysis, production and consumption of films. Initiatives such as the "Learning to Watch Films" program, which was developed in the context of formal learning, are essential to promote film literacy, it is important that the educational content are adapted to different ages and the playful and affectionate character of the film is preserved. Another aspect to note is the importance of specialized training in this area for teachers.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Comunicação, Cidadania e Educação
URIhttp://hdl.handle.net/1822/33466
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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