Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/33465

TitleOs orgãos de comunicação social como fonte de informação para os jornalistas: o caso do Maisfutebol
Author(s)Pereira, Rita Isabel Lopes
Advisor(s)Marinho, Sandra
KeywordsFontes de informação
“Jornalista sentado”
“Jornalismo de secretária”
Plágio
Jornalismo desportivo
Sources
Seated journalism
Plagiarism
Sports journalism
Issue date2014
Abstract(s)As fontes de informação são, desde os primórdios do jornalismo, um dos principais elementos no processo de construção noticiosa. Apesar de ser uma temática amplamente estudada na área das Ciências da Comunicação, a perspetiva dos outros media como fonte de informação para os jornalistas é uma área menos abordada. Três meses de estágio na redação do Porto do jornal digital Maisfutebol serviram para perceber como as fontes de informação e, mais especificamente, os outros media são uma parte relevante do trabalho do jornalista. O processo diário de consulta dos jornais impressos, a atenção permanente dada a canais de televisão, o olhar fixo nos órgãos de comunicação estrangeiros e o acompanhamento constante das agências noticiosas foram rotinas que me habituei a ter. Deste modo, tendo por base a experiência de estágio curricular, este relatório de estágio pretende abordar a forma como os órgãos de comunicação social se constituem como uma fonte de informação válida e como é que o trabalho jornalístico se tem tornado, com a proliferação da internet, num trabalho de secretária, o chamado “jornalismo de secretária”. O objetivo é desenvolver um trabalho que se baseie em várias teorias, investigações e ideias para analisar as experiências desenvolvidas ao longo do estágio, englobando uma reflexão detalhada dos trabalhos desenvolvidos, tendo uma base teóricoprática.
Sources are, since the early days of journalism, one of the main elements in the process of news making. Despite being a widely studied topic in Communication Sciences, the perspective of other media as sources for the journalist is a less studied area. Three months of internship in the Oporto newsroom of digital sports newspaper Maisfutebol served to understand how the sources and, more specifically, other media are an important part of the work of a journalist. The daily analysis of printed newspapers, the constant attention given to television channels, staring at the websites of foreign media and constant monitoring of news agencies were routines that I had. Thus, based on this experience, this report aims to address how the media constitute a valid source of information and how the journalistic work has become, with the proliferation of the internet, a deskwork, called “seated journalism”. Thus, the goal of this report is to develop a work that is based on several theories, research and ideas to analyze the experiences developed over my internship, comprising a detailed reflection, always having a theoretical and practical basis.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/33465
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rita Isabel Lopes Pereira.pdf4,01 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID