Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33252

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Sameiro-
dc.contributor.authorMagalhães, Dora Sousapor
dc.date.accessioned2015-01-27T15:15:20Z-
dc.date.available2015-01-27T15:15:20Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/33252-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrialpor
dc.description.abstractA história das organizações e da gestão empresarial ilustra as diversas mudanças organizacionais sofridas pelas empresas ao longo dos tempos, de forma a adequarem-se mais facilmente às tendências e requisitos dos mercados (Zhang, 2011). Na atual economia global, a colaboração tornouse um requisito essencial para um funcionamento eficaz da sociedade. O surgimento da Web 2.0 (a segunda fase da evolução da internet) tem sido anunciado como um conjunto de ferramentas para facilitar a colaboração (Chu e Kennedy, 2011). O presente projeto de dissertação teve como objetivo criar uma comunidade online empresarial para todos os colaboradores logísticos da divisão Car Multimedia do Grupo Bosch, na plataforma de comunicação e colaboração interna para todo o Grupo Bosch baseada na IBM Connections: a Bosch Connect. Uma preocupação adicional, recolhida ao longo do projeto, foi de levar os colaboradores a aderirem à plataforma, fazendo desta uma ferramenta do seu dia-a-dia de trabalho. Através de entrevistas e de um inquérito foi possível recolher as necessidades de colaboração e comunicação do público-alvo da comunidade e assim, levar a cabo a sua construção, tendo como base a metodologia Design for Six Sigma. Como resultado final criou-se a comunidade “Be One Logistics” e duas subcomunidades. A subcomunidade “LSC-CM” tem como objetivo específico ser suporte aos gestores logísticos na partilha de todas as informações relativa a estas reuniões; enquanto a subcomunidade “CM Logistics – WILCO Project” pretende melhorar a comunicação entre os colaboradores envolvidos na análise dos custos logísticos desta divisão. Na fase final de implementação, foram realizadas várias ações de modo a promover a utilização das comunidades criadas, e da plataforma Bosch Connect. Apesar do tempo limitado para obtenção de resultados (4 meses), foi possível observar na comunidade “Be One Logistics” uma adesão de cerca de 71% da população-alvo. Apesar do número relativamente baixo de utilizadores (41.7%), foram realizados alguns contributos importantes em termos de atualizações de conteúdos, sendo que se verificou uma maior atualização na aplicação wiki, com 77% do total de conteúdos gerados. No que respeita aos acessos, observou-se um equilíbrio entre a utilização das várias aplicações.por
dc.description.abstractThe history of organizations and business management illustrates several organizational changes experienced by companies over the time, in order to be more easy to follow trends and market requirements (Zhang, 2011). In today's global economy, the collaboration has become an essential requirement for effective functioning of society. The emergence of Web 2.0 (the second phase of the internet evolution) has been indicated as a set of tools to simplify collaboration (Chu and Kennedy, 2011). This dissertation project aims to create an online enterprise community for all logistics employees of Bosch Car Multimedia division in the Bosch Group, for an internal collaboration of the entire Bosch Group based on an IBM Connections platform: Bosch Connect. An additional concern, collected throughout the project, was to bring employees to join the platform, making it a tool for their daily work. Through interviews and a surveys was possible to take the communication and collaboration needs of the target community and thus carry out its construction, based on Design for Six Sigma methodology. As a final result we created the community "Be One Logistics" and two subcommunities. The "LSC-CM" subcommunity has the goal to support the Logistics Steering Committee involved in sharing all information concerning these meetings; while the subcommunity "CM Logistics - WILCO Project" aims to improve communication between employees involved in the analysis of logistics costs in the Car Multimedia division. Despite the limited time to achieve the results (4 months), it was possible to observe in the "Be One Logistics" community an adherence of 71% of the target population. Despite the relatively low number of users (41.7%), some important contributions were made in terms of content updates, and has been a major update in the wiki application, with 77% of the total generated content. Concerning the accesses, there was a balance between the use of the various applications.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectEnterprise 2.0por
dc.subjectFerramentas colaborativaspor
dc.subjectComunidade empresarial onlinepor
dc.subjectCollaborative toolspor
dc.subjectOnline enterprise communitypor
dc.titleDefinição de um modelo de trabalho colaborativo para a área da logísticapor
dc.title.alternativeDefinition of a collaborative working model in the logistics areapor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc658.7:681.324-
dc.subject.udc681.324:658.7-
dc.identifier.tid201188651por
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dora Sousa Magalhães.pdf6,52 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID