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https://hdl.handle.net/1822/33229
Título: | Análise e melhoria dos processos de expedição numa empresa da indústria automóvel |
Outro(s) título(s): | Analysis and improvement of shipping processes in a company of the automotive industry |
Autor(es): | Barbosa, Rute Isabel Peixoto Barbosa |
Orientador(es): | Carvalho, Maria Sameiro |
Palavras-chave: | Logística Gestão de armazéns Expedição Reengenharia e modelação de processos Sistemas de informação Logistics Warehouse management Shipping Business process reengineering and modeling Information technology |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A crescente competitividade verificada nos dias de hoje obriga as empresas a um maior dinamismo,
flexibilidade e resposta rápida, destacando-se o papel da logística para o alcance de vantagens
competitivas. A gestão de processos logísticos da cadeia de abastecimento assume uma importância
crescente, em particular, a expedição, a última etapa do processo de armazenagem onde geralmente
se manifestam os problemas relacionados com o fluxo de informação e materiais. Assim, o presente
projeto realizado em colaboração com a Bosch Car Multimédia Portugal S.A. tem o seu principal foco
na normalização e melhoria dos processos de expedição.
Pretende-se assim, com a presente dissertação apresentar os resultados obtidos de um projeto de
melhoria dos processos de expedição. Para tal, foram selecionados dois dos processos que careciam
de normalização, nomeadamente o processo de expedição de produto acabado e o processo de
expedição de amostras, com o intuito de combater as diversas ineficiências, como desperdícios e erros
a eles associados. Com vista à análise dos processos existentes, foi feito o seu mapeamento e
posterior análise e identificação de problemas e oportunidades de melhoria.
Após o mapeamento dos mesmos foram delineadas propostas, definindo-se assim processos
eficientes, fluidos e com maior visibilidade. No caso do processo de expedição de produto acabado, a
proposta de melhoria envolveu a integração dos sistemas de informação existentes e a normalização
dos procedimentos. Relativamente ao processo de expedição de amostras, as ações de melhoria
concentraram-se na definição de um fluxo de informação normalizado.
Para avaliar o impacto das medidas propostas definiram-se e usaram-se vários indicadores de
desempenho, que permitiram atestar melhorias significativas a nível de tempos, custos e complexidade
das operações, que se traduziram num aumento do nível de serviço ao cliente.
No contexto de normalização dos processos foram criadas instruções de trabalho para uma melhor
gestão e controlo das atividades e foram dadas sessões de formação aos colaboradores, versando esta
questão. The increasing of competitiveness verified in the past few years has required to the companies more dynamism, flexibility and rapid response, highlighting the role of logistics to achieve competitive advantages. The management of logistics processes in the supply chain is becoming increasingly important, especially, the shipping process where the problems related with the information and materials flows are usually identified. Thus, the project discussed in this master thesis was developed at Bosch Car Multimedia Portugal S.A. and its principal focus is the normalization and improvement of shipping processes. To develop this project two processes were selected that required normalization: the finished goods shipping process and the samples shipping process with the purpose of eliminating waste and errors to increase the productivity, efficiency and effectiveness. For the analysis, it was made the mapping of the processes, in which the problems and improvement opportunities were identified. As a result of the processes analysis, different proposals have been created that would make the processes more efficient, fluid and with better visibility. The proposal for the finished goods shipping process has involved the integration between the information technologies and the procedures normalization. On the other hand, in the samples shipping process, proposals have been developed to define a new and standardized information flow. In order to evaluate the impact of the proposals for implementation, were defined and used different performance indicators, which allowed the identification of significant improvements in the waiting time, costs and operations complexity, ensuring the level of quality service provided to the costumer. To standardize the processes it was developed work instructions providing a better control and management of the activities and it was given training to employees. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/33229 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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