Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/33132

TitleCurrículo, diferença e futuro : desafios perspetivados pela educação urbana inteligente
Author(s)Viana, Isabel Carvalho
KeywordsCidadania Inteligente
Currículo
Diferença
Futuro
Issue date2013
PublisherEditora CRV
CitationViana, I. C. (2013). Currículo, Diferença e Futuro: desafios perspetivados pela educação urbana inteligente. In J. C. Morgado; L. L. C. R. Santos & M. A. Paraíso (Orgs.). Estudos Curriculares: um debate contemporâneo (pp.119-132). Curitiba/Brasil: Editora CRV.
Abstract(s)Hoje, a instabilidade crescente que abraça o mundo reclama novas formas de desenvolvimento, de gerar a criatividade e a inovação. As redes tecnológicas cada vez mais se evidenciam canais de comunicação interpretados, no plano curricular, como interação social e integração/comunicação nos/com os contextos e ambientes naturais da atividade humana. A proposta que apresentamos evidencia os ambientes naturais como profícuos em aprendizagens úteis aos sujeitos de todas as idades e condições sociais, ao desenvolvimento sustentado das cidades, dos países. Os ambientes naturais revelam-se um território essencial porque facilitam uma visão holística e crítica, gerando espaço para integrar e desenvolver múltiplas perspetivas de aprender, de conhecer e de nos relacionarmos com a vida, com o mundo. Currículo, diferença e futuro revelam-se dimensões focais para a participação ativa na cidadania inteligente, com valor para responder aos desafios de um Mundo que se propõe moderno, um espaço multicultural capaz de se organizar de forma inclusiva e de promover a coesão social. Este é um propósito que nos convida a refletir a educação urbana inteligente como pertinente vetor de discussão e ação, por entendermos que as cidades são embriões de mudança educacional em todo o mundo. Nas cidades, onde se agrega a municipalidade, há história, há memória que instancia esperança e dúvidas à educação, ao currículo e à diferença. As cidades, os seus ambientes naturais, configuram novas formas de viver, antecipam estilos de vida, agregam e atraiam muita gente, com múltiplos interesses e origens, constituem um continuado e muito visível desafio às dinâmicas sociais, económicas, políticas e culturais e às de um quotidiano inclusivo. Não só se assumem como suporte de mudanças como o seu próprio conteúdo, sendo assim um espaço capaz de fornecer recursos valiosos para responder às prioridades educacionais, multiculturais e sociais, tornando-as proativas em interfaces úteis à dinâmica do currículo, da diferença e do futuro.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/33132
ISBN978-85-8042-775-2
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
currículo, diferença e futuro – desafios perspetivados pela educação urbana inteligente, isabel viana (7).pdf
  Restricted access
Texto de autor343,37 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID