Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/32802

TitleA excelência académica na escola pública : quotidianos escolares e não escolares de jovens enquanto alunos
Author(s)Palhares, José Augusto
Editor(s)Torres, Leonor Lima
Palhares, José Augusto
KeywordsExcelência académica
Quotidianos escolares/não-escolares
Jovens-alunos
Issue date28-Jun-2014
PublisherMundos Sociais
Abstract(s)Partindo da necessidade de compreender o processo de construção da excelência académica na escola pública, o presente texto elege como principais objetivos o estudo dos percursos escolares e não-escolares dos alunos que integraram um quadro de excelência de uma escola secundária do norte do país e a sua eventual relação com as dinâmicas de distinção académica inscritas no projeto político-pedagógico dessa instituição. Inscrevemos a nossa abordagem no plano de discussão das atuais políticas da democratização da escola pública, procurando problematizar os sentidos que a noção de mérito atualmente recobre, seja por referência às políticas macroestruturais, seja em relação ao entendimento que a instituição dela faz no seu quotidiano educativo, seja a sua interiorização pelos alunos que a corporizaram nos seus percursos escolares. Mobilizaremos, para o efeito, dados recolhidos no âmbito de um projeto de investigação em curso, de natureza intensiva (estudo de caso), provenientes da administração de um inquérito por questionário (n=250), da análise dos processos biográficos dos alunos e de outros documentos estratégicos da escola investigada e da realização de entrevistas a alunos e a professores. Dos resultados já obtidos no âmbito deste projeto, destacamos: i) o número crescente de alunos distinguidos no quadro de excelência observado nos últimos anos; ii) a existência de cerca de 40% de alunos oriundos de famílias cuja escolaridade máxima se situa até ao 9º ano e cujas profissões dos progenitores se encontram no nível intermédio e na base da estrutura social; iii) uma fraca participação destes estudantes na vida organizacional e cultural da escola; iv) um envolvimento diversificado em práticas educativas não-escolares fora da escola; v) um reconhecimento por parte destes alunos do papel da escola e dos professores na obtenção de elevados níveis de desempenho académico; vi) uma cultura de liderança escolar promotora da qualidade e do mérito; vii) a constatação da não concretização de algumas expectativas de ingresso no curso superior desejado. Por fim, recentraremos o nosso debate na tensão enquadradora deste grupo de trabalho (mais escola, melhor escola), procurando dilucidar as dimensões sociológicas e epistemológicas que subjazem ao retorno da noção de mérito no atual panorama educativo.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/32802
ISBN978-989-8536-37-2
Publisher versionhttp://mundossociais.com
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

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A excelência académica na escola pública_Quotidianos escolares .pdf
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