Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32661
Título: | Epistemologia da auto-organização na educação não formal permanente em comunidades |
Outro(s) título(s): | Self-organization epistemology in non-formal life long learning and education communities |
Autor(es): | Oliveira, Clara Costa Lima, Lizete Maria Pulgati de |
Palavras-chave: | Aprendizagem Padrões auto-organizativos Educador social Observador Learning Self-organizing patterns Social educator Observer |
Data: | 2014 |
Editora: | Editora Universitária da PUCRS |
Revista: | Textos e Contextos |
Resumo(s): | O desafio de compreender com rigor os fenómenos de aprendizagem e de educação social terá que seguir atenta e criticamente os constructos das várias áreas do saber humano, exigindo capacidade em assumirmos as nossas crenças na investigação e/ou ação que empreendemos, bem como a não omissão do papel observacional das nossas explicações. Para ser considerado um membro das comunidades constitutivas, o educador deve demonstrar solicitude e empatia, os principais ingredientes para produzir confiança, sem manipulações, mas antes com a humildade de quem se encontra disponível para acolher e ser acolhido; métodos e técnicas que promovem a autoexposição de educandos-educadores sociais (sobretudo de âmbito biográfico) são aqui indicados. The challenge of understanding the learning and social education phenomena will have to follow closely and critically constructs of the various areas of human knowledge, requiring ability to assume our beliefs in the research and/or action we undertake, as well the assumption of the role of observers in our explanations. Being considered a member of communities involves recognizing the educator as equal, not positioning him/her as authority. To this end, the social educator should demonstrate concern and empathy, the main ingredients to produce trust, non manipulative behaviour, with a great humility proper to those who are available to accept and be accepted. Methods and techniques that promote self-exposure between learners-educators (especially biographical context) are mentioned here. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32661 |
ISSN: | 1677-9509 |
Versão da editora: | http://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/ojs/index.php/fass/issue/view/855 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Resumo.pdf Acesso restrito! | 5,23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
TEXTOS E CONTEXTOS.pdf Acesso restrito! | 467,12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |