Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/32633

TitleProjecto de educação pelos pares em escolas do Porto durante o ano lectivo 2009/2010
Author(s)Oliveira, Raquel
Vilaça, Teresa
Aguiar, Filomena Frazão de
Esteves, Carla
Cardoso, Elisabete P. C.
Ardachessien, Jaqueline
Ferreira, Maria João
Oliveira, Marina
Freitas, Teresa
Caetano, J. A. Machado
KeywordsEducação pelos pares
Prevenção primária da SIDA
Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA"
Projecto NAcional de Educação pelos Pares
Issue dateNov-2010
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Abstract(s)O Projecto Nacional de Educação pelos Pares, criado pela Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida” visa a prevenção do VIH/SIDA e outros comportamentos de risco, através do desenvolvimento de projectos educativos implementados por voluntários universitários nos 7º e 8º anos de escolaridade. Estes estudantes universitários foram formados científica e pedagogicamente pela Fundação, e implementaram o projecto nacional de educação pelos pares com a supervisão de professores destacados para a FPCCS. Quando os alunos que iniciaram este projecto no 7º ano de escolaridade (12-13 anos) chegam ao 9º ano (14-15 anos), educam os seus pares dos 1º e 2º ciclos (6-11 anos) do ensino básico. A presente comunicação pretende discutir alguns dados recolhidos em seis escolas do porto envolvidas no Projecto Nacional de Educação pelos Pares, através de dois questionários de auto-resposta, designados "Sexualidade e SIDA", implementados no início do 1º e 2º anos de intervenção, que visam avaliar as necessidades de formação dos alunos nesta área. Os resultados obtidos mostraram que alguns alunos das escolas ignoram como prevenir a infecção pelo VIH e quais são os seus meios de transmissão. Por outro lado, têm a noção de que a infecção pelo VIH está associada a 'comportamentos de risco' não a 'grupos de risco'. A análise dos questionários do 8º ano evidenciou que os alunos gostaram mais de realizar dinâmicas de grupo, pelo impacto que tiveram na sua assertividade e na capacidade para reflectir sobre as consequências das suas escolhas e das decisões que tomam em relação ao seu comportamento sexual.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/32633
ISBN978-972-8746-91-9
Publisher versionhttp://www.ua.pt/cidtff/PageText.aspx?id=11400
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Oliveira et al(2010)_223-232.pdfDocumento principal2,1 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID