Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/32612

TitlePráticas educativas com a edição de vídeo: Motivar com criatividade
Author(s)Magalhães, Celestino
Cruz, Sara
Lencastre, José Alberto
Coutinho, Clara Pereira
Casal, João
José, Rui
KeywordsVídeo
Currículo e tecnologias
Aprendizagem suportada por tecnologias
Issue date18-Sep-2014
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Abstract(s)Os alunos que estudam temas nas áreas CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) encontram muitas vezes barreiras à compreensão de alguns conceitos complexos considerados essenciais que têm pouca motivação para superar (Adams, et al., 2013). Integrado num projeto de investigação que tem como objetivo promover a curiosidade dos alunos nas áreas CTEM através da edição criativa de vídeo, este artigo apresenta um estudo piloto que contribui para a compreensão de como a edição de vídeo por parte dos alunos pode ser integrada no currículo para motivar com criatividade e desenvolver práticas que melhorem a aprendizagem. Assim, foi organizado uma atividade de sala de aula com alunos do 12o ano de escolaridade de um curso de Artes, que envolveu a escolha de conceitos complexos pelos alunos para serem explicados através de vídeos. 18 alunos, organizados em pares, desenvolveram o storyboard colaborativamente. Os conceitos foram validados por professores das áreas disciplinares dos temas abordados. Posteriormente, e de forma autónoma, os alunos filmaram e editaram os vídeos, que foram partilhados no ecrã público da escola para gerar curiosidade e cenários de aprendizagem. Os resultados sugerem que os (i) alunos são criativos, (ii) trabalham bem colaborativamente e (iii) estão recetivos ao desafio de criarem vídeos explicativos para gerar cenários de aprendizagem sobre assuntos escolares. Concluímos ainda que os (iv) alunos são determinados e automotivados para atividades escolares que envolvam meios tecnológicos. As informações recolhidas neste estudo piloto serviram para refinar a metodologia de pesquisa para um estudo e desenvolver em grande escala.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/32612
ISBN978-989-8525-37-6
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
48_2014_Celestino_et_al_ACTAS_CURRICULUM.pdf691,48 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID