Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/32583

TitleUtilização de recursos multimédia na educação : inovação ou tradição?
Author(s)Bento, Marco
Lencastre, José Alberto
KeywordsRecursos Multimédia
Motivação
Leitura
Issue date2014
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
Abstract(s)O presente artigo apresenta a etapa exploratória de um estudo em que analisamos quatro entrevistas realizadas a professores do 1.o Ciclo do Ensino Básico sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contexto de ensino e aprendizagem. Teve como objetivos conhecer (i) as suas opiniões sobre a existência de dificuldades de aprendizagem na área de Português – Interpretação Textual nos alunos do 4.o ano de escolaridade, (ii) averiguar qual o uso do computador e/ou recursos multimédia nas suas práticas pedagógicas de sala de aula, (iii) compreender em que atividades utilizam o computador e/ou os recursos multimédia e (iv) perceber as suas sugestões relativamente a práticas para motivar os alunos para a leitura. Nas respostas dadas pelos professores verificamos que entendem a necessidade de alterar pedagogias para motivar os alunos, reconhecendo que as TIC e a sua utilização fora da escola são mais motivadoras do que as atividades que realizam na sala de aula. No entanto, apesar de terem ao dispor Quadros Interativos Multimédia e um computador Magalhães por aluno que traz instalado diversos recursos multimédia de Português, os docentes evitam trabalhá-los e até proíbem a sua utilização.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/32583
ISBN978-972-8952-30-3
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
48_2014_Marco_et_al_ISATT2014_POSTER.pdf6,06 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID