Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/32568

TitleProblemas emocionais e comportamentais e qualidade das interações em crianças com perturbação do espectro do autismo e suas mães
Other titlesEmotional and behavioral problems and quality of interaction in children with autism spectrum disorders and their mothers
Author(s)Ferreira, Maria da Graça Rodrigues
Advisor(s)Soares, Isabel
KeywordsPerturbação do espectro do autismo
Comportamento interativo materno
Problemas emocionais e comportamentais
Autism spectrum disorder
Maternal interactive behavior
Emotional and behavioral problems
Issue date2014
Abstract(s)Os pais das crianças com perturbação do espectro do autismo (PEA) são confrontados com desafios acrescidos para educar o seu filho. Esses desafios são devidos às características clinicas e comportamentais das crianças com PEA (Maljaars, Boonen, Lambreehts, Van Leeuwen, & Noens, 2013). Para além disso, estas crianças apresentam taxas relativamente elevadas de coocorrência de problemas emocionais e comportamentais (Brereton, Tonge, & Einfeld, 2006), o que pode desafiar ainda mais a capacidade dos pais para responder com sensibilidade às suas necessidades e sinais. Foram avaliadas 39 díades, crianças com PEA (seguidas na consulta de Autismo do Hospital Pediátrico de Coimbra) e suas mães, com o objetivo de analisar a associação entre comportamento interativo materno e a presença de problemas emocionais e comportamentais (PECs) nestas crianças. As análises realizadas mostraram a existência de uma correlação positiva significativa entre o nível de desenvolvimento mental da criança e o comportamento interativo materno em termos de responsividade sensível, (r=.471; p=0,002), e uma correlação negativa significativa entre a severidade do diagnóstico da criança e o comportamento interativo materno (r= -.383; p=0,016). Neste estudo não foram encontradas associações significativas entre comportamento interativo materno e o temperamento da criança, bem como entre o comportamento interativo materno e os problemas emocionais e comportamentais destas crianças.
Parents of children with autism spectrum disorder (ASD) are faced with increased challenges to raise their child. These challenges are due to clinical and behavioral features of children with ASD (Maljaars, Boonen, Lambreehts, Van Leeuwen, & Noens, 2013). In addition, these children have relatively high rates of co-occurrence of emotional and behavioral problems (Brereton et al., 2006), which may further challenge parents‘ability to show sensitive responsiveness to their needs and signals. Thirty-nine dyads of children with ASD (followed in Autism appointments in the Pediatric Hospital of Coimbra) and their mothers were assessed aiming to examine the association between maternal interactive behavior and the presence of emotional and behavioral problems (EBPs) in their children. Data analyzes showed the existence of a significant positive correlation between the level of the child’s mental development and maternal interactive behavior in terms of sensitive responsiveness, (r= .471, p= 0.002), and a significant negative correlation between the severity of the child’s diagnosis and maternal interactive behavior (r= -.383, p= 0.016). No significant associations between maternal interactive behavior and child temperament as well as between maternal interactive behavior and emotional and behavioral problems in these children were found in our study.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/32568
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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