Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32535
Título: | “Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil |
Autor(es): | Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de Moreira, Maria Alfredo |
Palavras-chave: | Avaliação Narrativas Formação contínua de professores Assessment Narratives Teacher in-service education |
Data: | 2014 |
Revista: | Revista Teias |
Citação: | Moreira, Maria Alfredo; Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira. “ENTRE O AMOR E O ÓDIO”: NARRATIVAS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM PORTUGAL E NO BRASIL, Revista Teias, 14, 27, 13-28, 2014. |
Resumo(s): | Tendo como aporte teórico-metodológico referenciais de formação de professores de natureza reflexiva
crítica, delineamos um estudo com professoras brasileiras e portuguesas em grupo colaborativo de formação
online através da escrita de narrativas de formação, que assumiram um formato de registro de memória e do
cotidiano docente. O presente texto apresenta uma discussão de experiências de avaliação vividas enquanto
alunas, tendo como fonte dados de socialização das narrativas num fórum online. A análise destas narrativas
procura evidenciar as fontes de conhecimento relevantes para a construção da identidade profissional, mas
também o modo como o conhecimento avaliativo é moldado por factores sociopolíticos e históricos que
marcam os modos de ensinar e de ser professor no Brasil e em Portugal. Building on a critical and reflexive theoretical and methodological framework for teacher education, a study with Brazilian and Portuguese teachers in a collaborative online group was carried out. They were required to write professional development narratives that would take a format of registers from memory and from their daily teaching work. The current text presents a discussion of their evaluation and assessment lived experiences, while students, taking as sources for data analysis the narratives produced and shared in an online forum. The analysis of these narratives aims at evidencing the sources of professional knowledge that are relevant for the construction of their professional identity. It also aims at describing the way that the construction of knowledge on evaluation and assessment is shaped by sociopolitical and historical factors that have an impact on the way of teaching and being a teacher in Brazil and Portugal. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32535 |
ISSN: | 1518-5370 1518-5370 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1701-5115-1-PB (1).pdf | 362,51 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |