Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/32510

TitleDa distinção à transição : percursos académicos de alunos de excelência na escola pública
Author(s)Torres, Leonor Lima
Palhares, José Augusto
Borges, Germano
KeywordsExcelência académica
Percursos escolares
Práticas de distinção
Educação não escolar
Issue date2013
PublisherUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação
Abstract(s)A implementação de quadros de valor, mérito e excelência nas escolas portuguesas, nos quais se distinguem os alunos com comportamentos e desempenhos académicos exemplares, constitui o ponto de partida nesta comunicação. Num primeiro momento, pretendemos dar conta destas práticas de distinção académica, do seu significado e das experiências escolares dos alunos na ritualização deste processo; num segundo momento, focalizaremos a nossa atenção na diversidade de estratégias e percursos destes jovens durante os anos do secundário até ao seu ingresso no ensino superior. Os dados empíricos foram recolhidos no âmbito de um estudo de caso numa escola secundária do Norte de Portugal. Após efetuarmos a sua caracterização socioeconómica com base nos seus registos biográficos (n = 448), partiremos para a exploração dos resultados de um inquérito por questionário administrado a 209 alunos distinguidos, tendo por objetivo captar as suas disposições face ao “ofício de aluno”, aos atores e às instituições que marcaram os seus percursos e às expectativas que nortearam os diversos investimentos académicos. Em relação aos já ingressados no ensino superior e para aqueles que já concluíram este nível de ensino, tentaremos refletir sobre o grau de ajustamento destas experiências às expectativas inicialmente formuladas e/ou subsumidas nos sentidos das respostas e nas opções declaradas face ao futuro. Dos dados já obtidos, concluímos que a distinção académica parece escapar às lógicas do destino social, sendo a excelência escolar também visível em jovens de classes sociais mais baixas; concluímos também que estes percursos de excelência não têm na atualidade uma recompensa efetiva no acesso ao mercado de trabalho; e dentro do foco principal desta comunicação denotamos ainda a existência de transições não-lineares entre o secundário e o superior, designadamente no acesso ao curso pretendido e ao desempenho académico neste nível de ensino.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/32510
Publisher versionhttp://selubet2013.ie.ul.pt/?page_id=667
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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