Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/32426

TítuloComunicação nas aulas de matemática : perspetivas de uma professora
Autor(es)Martinho, Maria Helena
Palavras-chaveComunicação matemática
Práticas
Percepções
Professor
Mathematic communication
Practices
Perceptions
Teacher
Data2013
EditoraEditora da Universidade Estadual da Paraíba (Eduepb)
RevistaEducação Matemática em Foco
Resumo(s)Este artigo pretende evidenciar as perspetivas de uma professora sobre a comunicação na sala de aula, identificando os elementos que considera mais relevantes, bem como a sua prática de comunicação. Este trabalho pretende contribuir para a compreensão da forma como o professor problematiza a comunicação na sala de aula. Pretende também destacar quais os contributos, do ponto de vista da professora, que um trabalho conjunto entre professores e investigadores pode ter para a mudança e reflexão sobre as suas práticas. Assim, procura responder às seguintes questões de investigação: Como é que a professora de Matemática vê o seu papel na sala de aula na criação de contextos facilitadores da comunicação matemática? Como é que a professora encara a mudança das suas práticas e aquilo que a pode ajudar nesse sentido? Este estudo foi desenvolvido num contexto de trabalho colaborativo que envolvia a autora, no papel de investigadora, e um conjunto de professoras de Matemática dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico de uma mesma escola (Mat.Com). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa cujos dados foram recolhidos através de duas entrevistas, da observação de aulas e reuniões de trabalho colaborativo e, ainda, documentos produzidos pela professora ou com a professora.
This paper discusses what are the perspectives of a Basic School teacher about communication in the classroom, aiming at identifying which elements she considers most relevant as well as her communication practices. This work aims at contributing to a better understanding of the ways teachers approach the problematic of communication in the classroom. It also intends to find out to what extent may a joint project work among teachers and researchers help in changing and reflecting their own practices. Therefore, it addresses the following research questions: How does a maths teacher regards her own role in the classroom 􀄂􀆐􀀃􀄂􀀃􀆉􀆌􀅽􀅵􀅽􀆚􀄞􀆌􀀃􀅽􀄨􀀃􀅵􀄂􀆚􀅚􀄞􀅵􀄂􀆚􀅝􀄐􀄂􀅯􀀃􀄐􀅽􀅵􀅵􀆵􀅶􀅝􀄐􀄂􀆚􀅝􀅽􀅶􀍍􀀃􀀬􀅽􀇁􀀃􀄚􀅽􀄞􀆐􀀃􀆐􀅚􀄞􀀃􀄚􀄞􀄂􀅯􀆐􀀃􀇁􀅝􀆚􀅚􀀃􀄐􀅚􀄂􀅶􀅐􀄞􀀃􀄂􀆐􀀃􀇁􀄞􀅯􀅯􀀃􀄂􀆐􀀃􀇁􀅝􀆚􀅚􀀃􀄂􀅯􀅯􀀃􀅽􀆚􀅚􀄞􀆌􀀃 􀄞􀅯􀄞􀅵􀄞􀅶􀆚􀆐􀀃􀇁􀅚􀅝􀄐􀅚􀀃􀅵􀄂􀇇􀀃􀅚􀄞􀅯􀆉􀀃􀅚􀄞􀆌􀀃􀅝􀅶􀀃􀆚􀅚􀅝􀆐􀀃􀄚􀅝􀆌􀄞􀄐􀆚􀅝􀅽􀅶􀍍􀀃􀁤􀅚􀅝􀆐􀀃􀆐􀆚􀆵􀄚􀇇􀀃􀇁􀄂􀆐􀀃􀄐􀄂􀆌􀆌􀅝􀄞􀄚􀀃􀅽􀆵􀆚􀀃􀅝􀅶􀀃􀆚􀅚􀄞􀀃􀄐􀅽􀅶􀆚􀄞􀇆􀆚􀀃􀅽􀄨􀀃􀄂􀀃􀄐􀅽􀅯􀅯􀄂􀄏􀅽􀆌􀄂􀆚􀅝􀇀􀄞􀀃 project joining the author herself, in the role of a researcher, and a number of Maths teachers (2nd and 3rd cycles of Basic School), from the same school (Mat.Com). The study reported is of a qualitative nature. Data was gathered through the application of two questionnaires, classroom direct observation, group meetings and documents produced by teachers.
Tipoarticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/32426
ISSN1981-6979
Versão da editorahttp://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgecm/?page_id=53
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2013EducaçãoMatemáticaemFocoV2N1.pdf465,14 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis