Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/32420

TitleAdaptation of the parent report language use inventory for 18- to 47-months-old children to european portuguese : a pilot study
Other titlesAdaptação do inventário parental “Language Use Inventory (LUI)” para crianças entre 18 e 47 meses para o português europeu : estudo piloto
Author(s)Guimarães, Cristiana da Silva
Santos, Anabela Cruz dos
Almeida, Leandro S.
KeywordsEvaluation
Language tests
Child language
Early intervention
Communication
Avaliação
Testes de linguagem
Linguagem infantil
Comunicação
Intervenção precoce
Issue date2013
JournalAudiology - Communication Research
Abstract(s)Language acquisition and development takes in account the child’s interaction with the surrounding environment. Daily social interactions with people and communication with others allow the child to acquire language being pragmatics considered a system of rules that support the communicative use of language. Identification and assessment of children at risk for language disorders are crucial in order to carry out an effective early intervention. This study was carried out taking into account first, the relevance of pragmatics as a component of language, and second the lack of assessment tools in Portugal to assess these abilities. Therefore, the aim of this study consists on the translation, adaptation and validation of the inventory “Language Use Inventory” (LUI), to European Portuguese. The LUI is a standardized parent report measure designed to assess pragmatic language development in children within 18- to 47-month-old.
Objetivo: A aquisição e o desenvolvimento da linguagem resultam da interação da criança com o meio ambiente. As interações sociais cotidianas com as pessoas e a comunicação com outros permitem que a criança adquira linguagem, sendo a pragmática o sistema de regras que suporta o uso comunicativo da linguagem. A identificação e a avaliação de crianças em risco de desenvolverem transtornos de linguagem são cruciais, tendo em vista a intervenção precoce eficaz. Tendo em vista a relevância da pragmática como componente da linguagem e a escassez, em Portugal, de instrumentos de avaliação da linguagem validados para idades precoces, a finalidade deste estudo consistiu na tradução, adaptação e validação do instrumento Language Use Inventory (LUI), para o português europeu. O LUI é um inventário parental que avalia o desenvolvimento da pragmática entre os 18 e os 47 meses. Métodos: Foram adotados todos os procedimentos recomendados pelas diretrizes internacionais sobre a adaptação de testes, culminando em estudo piloto com uma amostra de 120 inventários, respondidos pelos pais/cuidadores de crianças portuguesas da referida faixa etária. Resultados: Os coeficientes de consistência interna (Alfa de Cronbach) para a versão portuguesa do LUI situaram-se em 0,97 para a escala total e entre 0,71 e 0,96 para as subescalas. Conclusão: Os resultados preliminares dos estudos de adaptação e de validação do LUI-Pt para crianças portuguesas são promissores e asseguram a validade interna desta escala em termos da sua dimensionalidade e consistência interna.
Typearticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/32420
DOI10.1590/S2317-64312013000400015
ISSN2317-6431
Publisher versionwww.scielo.br/scielo.php?pid=S2317-64312013000400015&script=sci_arttext&tlng=en
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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