Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/32308

TítuloComunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática
Autor(es)Menezes, Luís
Ferreira, Rosa Antónia Tomás
Martinho, Maria Helena
Guerreiro, António
Palavras-chaveProfessor de Matemática
Práticas comunicativas
Ensino exploratório de Matemática
Data2014
EditoraUniversidade de Lisboa
Resumo(s)Este capítulo tem como objetivo discutir o papel da comunicação nas práticas letivas dos professores, no contexto do ensino exploratório de Matemática. Começando por situar as principais perspetivas sobre o papel da comunicação na aprendizagem da Matemática, caraterizamos, de um ponto de vista micro, as principais ações comunicativas do professor e, de um ponto de vista macro, as dinâmicas comunicativas da sala de aula. Neste enquadramento, defendemos que a atividade do professor de Matemática tem uma forte natureza discursiva e comunicacional. Numa aula de ensino exploratório de Matemática, o discurso do professor tem uma função de suporte e regulação do discurso dos alunos, promovendo o diálogo e a valorização do pensamento dos alunos. A comunicação surge, assim, como elemento estruturante do ensino e, portanto, das práticas letivas do professor, deixando de ser vista como um mero instrumento ou técnica do professor para ensinar Matemática, mas como algo inerente ao ensino e aos processos de construção e partilha do conhecimento matemático.
TipobookPart
URIhttp://hdl.handle.net/1822/32308
ISBN978-989-8753-06-9
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
P3M_Menezes_Frerreira_Martinho_Guerreiro.pdf622,37 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis