Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/31809

TitleO olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem
Other titlesThe view of teachers on bullying and implications for nursing
Author(s)Silva, Marta Angélica Iossi
Silva, Jorge Luiz da
Pereira, Beatriz Oliveira
Oliveira, Wanderlei Abadio de
Medeiros, Marcelo
KeywordsViolência
Escolas
Estudantes
Saúde escolar
Enfermagem
Promoção da Saúde
Violence
Schools
Students
School health
Nursing
Health promotion
Estudiantes
Salud escolar
Enfermería
Promoción de la salud
Issue date2014
PublisherUniversidade de São Paulo (USP)
JournalRevista da Escola de Enfermagem da Usp
Abstract(s)Objetivo: Compreender o bullying escolar, na perspectiva dos professores, e refletir sobre as possíveis ações da área da saúde em seu enfrentamento. Para tanto, tomaram- se por base as diretrizes do Programa Saúde na Escola, dos Ministérios da Saúde e da Educação. Método: Estudo de caso qualitativo, realizado com professores de uma escola pública de Minas Gerais. Foram utilizados grupos focais na coleta de dados e o material empírico foi decodificado a partir de técnica de análise temática de conteúdo, resultando em uma categoria analítica: concepções e experiências de professores diante do bullying. Resultados: Foram identificadas percepções pontuais sobre o fenômeno e utilização de recursos de intervenção pouco eficazes. No plano interpretativo, problematizaram-se as contribuições da saúde e da enfermagem no redimensionamento das intervenções e no processo de formação continuada dos professores. Conclusão: Os resultados apontam para a construção de práticas intersetoriais para o enfrentamento do bullying.
To understand school bullying from the perspective of teachers and reflect about the possible actions of the health area when coping with it. The guidelines of the School Health Program of the Ministries of Health and Education were used to reach that purpose. Method: A qualitative study carried out with teachers of a public school in Minas Gerais. Focus groups were used to collect data and the empirical material was decoded from thematic analysis of content, resulting in an analytical category: conceptions and experiences of teachers on bullying. Results: Specific perceptions about the phenomenon and the use of ineffective intervention resources were identified. In the interpretive plan were problematized the health and nursing contributions with resizing the interventions and the continuing training process of teachers. Conclusion: The results point to the construction of intersectoral practices forcoping with bullying.
Objetivo: Comprender el bullying escolar desde la perspectiva de los profesores, y reflexionar sobre las posibles acciones del área de salud en su enfrentamiento. Tomando como base los lineamientos del Programa de Salud Escolar, de los Ministerios de Salud y de Educación. Método: Estudio de caso cualitativo realizado con los profesores de una escuela pública en Minas Gerais. Para la recolección de datos se utilizaron grupos focales y el material empírico fue decodificado a partir de la técnica de análisis temático de contenido, dando lugar a una categoría analítica: concepciones y experiencias de los profesores sobre el acoso escolar. Resultados: Se identificaron percepciones específicas sobre el fenómeno y la utilización de recursos ineficaces de intervención. En el plano interpretativo, se problematizaron las contribuciones de la salud y de la enfermería en el redimensionamiento de las intervenciones y en el proceso de formación continua de los profesores. Conclusión: Los resultados apuntan a la construcción de prácticas intersectoriales para el enfrentamiento del bullying.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/31809
DOI10.1590/S0080-623420140000400021
ISSN1980-220X
Publisher versionhttp://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48n4/pt_0080-6234-reeusp-48-04-723.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
The view of teachers on bullying and implications for nursering PORTUGUÊS.pdfDocumento Principal420,12 kBAdobe PDFView/Open
The view of teachers on bullying and implications for nursering.pdfDocumento em inglês331,53 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID