Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/31662

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Sandra Paula de Jesuspor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.date.accessioned2014-12-05T12:28:13Z-
dc.date.available2014-12-05T12:28:13Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/31662-
dc.description.abstractCom a evolução da Internet, as WebQuest têm vindo a tornar-se uma metodologia de utilização didática da informação disponível na Web, orientando os alunos na seleção, organização e transformação da informação e na construção conjunta de conhecimento. Com base no modelo de WebQuest de Bernie Dodge e Tom March (1995) e nos princípios da aprendizagem construtivista, o presente estudo compreendeu a concepção e implementação de uma WebQuest de curta duração, relacionada com a unidade “Criação de apresentações” do programa do 9o ano de escolaridade da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tendo como tema “As TIC e a importância da sua utilização no mundo atual”. Tivemos por objectivos (i) compreender como é que os alunos de duas turmas interagem durante a resolução da WebQuest e (ii) avaliar a influência da WebQuest na aprendizagem, na motivação e empenho dos alunos e no produto final. Os resultados do estudo sustentam que a realização da WebQuest permitiu que os alunos estabelecessem relações de partilha, encorajou a aprendizagem colaborativa, potenciou o papel construtivo dos alunos na compreensão da importância das TIC no mundo atual e contribuiu para a aprendizagem da unidade da “criação de apresentações”. Os alunos demonstraram motivação e empenho durante a realização das tarefas, realizaram a atividade com sucesso e consideraram a WebQuest como uma metodologia estimulante no conjunto das suas aprendizagens. No final foi possível concluir que a implementação de WebQuests pode ser uma metodologia eficaz para integrar nas aulas, orientando os alunos na construção do conhecimento e rentabilizando as potencialidades que a Web oferece.por
dc.description.abstractWith the evolution of Internet, the WebQuest has become a methodology to use the information available on the Web by guiding students in the selection, organization and transformation of information and joint construction of knowledge. Based on the model of WebQuest by Bernie Dodge and Tom March (1995), and the principles of constructivist learning, the present study included the design and implementation of a short term WebQuest. This WebQuest was related to the unit "Designing Presentations" of the 9th grade discipline of Information and Communication Technology (ICT), having as main theme the importance of ICT in today´s world. We had as an objective of understanding how students interact during the resolution of a WebQuest, evaluate the influence of the WebQuest on students learning, motivation and commitment, and also the final product. The results of the study support the idea that while performing the webquest students established sharing relations, encouraged collaborative learning, potentiated the constructive role of the students in understanding the importance of ICT in today's world. Also contributed to the students' motivation for learning to drive the “Designing Presentations". Students demonstrate motivation and commitment while performing the tasks, carried out the activity successfully and considered the WebQuest as a stimulating learning methodology. In the end we concluded that the implementation of WebQuests can be an effective methodology to integrate in the classroom, guiding students in constructing knowledge and maximizing the potential that Web can offer.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectWebQuestpor
dc.subjectTICpor
dc.subjectAprendizagem construtivistapor
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.subjectICTpor
dc.subjectConstructivist learningpor
dc.subjectCollaborative learningpor
dc.titleA WebQuest na aula de TIC: um estudo de caso com alunos do 9º ano de escolaridadepor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationTitleJornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superiorpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationJornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superiorpor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
41_artigo_WebQuest_LCD_UAveiro_2013.pdf2,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID