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TitleRedes cicláveis : classificação e avaliação da inclinação do terreno aferida por métodos “low-cost” e “no-cost”
Author(s)Taniguchi, E.
Ribeiro, Paulo
Rodrigues, Daniel Souto
KeywordsClassificação
Inclinação
Redes cicláveis
Mobilidade
Bicicleta
Infraestrutura ciclável
Issue dateSep-2014
CitationTaniguchi E., Ribeiro P. J. G., Rodrigues D. S. Redes cicláveis: classificação e avaliação da inclinação do terreno aferida por métodos “low-cost” e “no-cost”, Pluris 2014 - 6º congresso luso-brasileiro para o PLanemaneto Urbano, Regional, Integrado e Sustentável, 978-989-99150-1-5, 2014
Abstract(s)Os problemas causados pela circulação automóvel representam um dos problemas recorrentes a mobilidade urbana. Neste sentido, o planeamento do transporte urbano baseado na utilização de meios de transporte não motorizados, como as bicicletas é um importante contributo para melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade das cidades. Para que o modo ciclável seja competitivo face a outros meios de transporte é necessário avaliar o potencial físico de utilização, nomeadamente através da aferição da aptidão dos terrenos para receber infraestruturas cicláveis. Deste modo, neste trabalho apresenta-se um processo de classificação das vias em função da inclinação longitudinal do terreno e das vias de circulação, avaliando a confiabilidade de algumas ferramentas "lowcost" e "no-cost" para aferição desse parâmetro através de um estudo de campo realizado na cidade de Braga, Portugal, verificando-se um bom nível de acurácia dessas ferramentas em fase de planeamento e menos fiável para utilização em projeto.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/31360
ISSN978-989-99150-1-5
Publisher versionhttp://pluris2014.fa.ulisboa.pt/
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:C-TAC - Comunicações a Conferências Internacionais

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