Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/31329

TitleClima criativo em sala de aula e motivação para a aprendizagem: um estudo exploratório em crianças do 1º ciclo do ensino básico
Other titlesCreative climate in the classroom and motivation for learning: an exploratory study with children of basic education
Author(s)Pereira, Teresa Fernanda Leal
Advisor(s)Morais, Fátima
KeywordsCriatividade
Clima criativo
Ensino básico
Motivação
Sala de aula
Creativity
Creative environment
Basic compulsory education
Motivation
Classroom
Issue date2014
Abstract(s)Criatividade e motivação são requisitos indispensáveis atualmente no quotidiano educativo. Por seu lado, são conceitos inseparáveis, partilhando caraterísticas. Logo, é essencial explorar cada uma destas dimensões em contexto de sala de aula, assim como investigar o seu relacionamento nesse contexto, de forma a rentabilizar a presença de tais requisitos e consciencializar os educadores da sua importância. Neste sentido, é objetivo deste estudo analisar a motivação para a aprendizagem e as perceções de um clima criativo em sala de aula, tomando cada variável separadamente e estudando-a em função do género e do ano de escolaridade, assim como tomando o relacionamento entre ambas, em geral e em função dessas mesmas duas variáveis. Participaram neste estudo 222 alunos do 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico (CEB) de escolas públicas da zona Norte. Pretendeu-se ainda, nesta investigação, adaptar ao contexto português a “Escala de Avaliação da Motivação para Aprender (EMA) ” (Neves & Boruchovitch, 2007). Os dados foram recolhidos por esta escala e pela “Escala sobre o Clima para a Criatividade em Sala de Aula” (Fleith & Alencar, 2005). Os resultados indicam diferenças significativas no que respeita às perceções de clima criativo, segundo o género e o ano de escolaridade, não surgindo significância relativamente à motivação para a aprendizagem. Evidenciaram-se correlações significativas entre as duas dimensões avaliadas, em geral, por género e por ano de escolaridade, apesar de pouco expressivas, não sendo possível afirmar as perceções de clima criativo em sala de aula como preditoras da motivação para aprendizagem na amostra em causa. Contudo, a relação indicada, assim como as diferenças encontradas, permitem sensibilizar educadores para as variáveis estudadas, assim como para intervenções em sala de aula e fora desta.
Creativity and motivation are in nowadays essential requirements in the daily educational environment. These are inseparable concepts by sharing characteristics. Therefore, it is essential to explore each of these dimensions in the context of the classroom, as well as to research their relationships in this context, with the goal of maximize the presence of such requirements and make educators aware of their importance. Accordingly, the goal of the study is to analyse the motivation to learning and the perceptions of a creative environment in the classroom, taking each variable separately and analysing each one as a function of gender and year of schooling, not forgetting the relationships between both, in general and in terns of these same variables. This study comprises 222 students of the third and fourth years of the basic compulsory education. These students are from public schools in the north of Portugal. The study also aims adapting to the Portuguese context the “Scale for Evaluation of Motivation to Learn (Neves & Boruchovitch, 2007). The data were collected using this scale and also the “Classroom Climate for Creativity Scale” (Fleith & Alencar, 2005). The findings show significant differences in what concerns the perceptions of creative environment according to gender and year of schooling, and no significance emerged concerning motivation to learning. The findings also show significant correlations between the two dimensions evaluated, in general, by gender and per year of schooling, although not very expressive. Therefore, it is not possible to ascertain that the perceptions of the creative environment in the classroom are predictors of the motivation to learning in the sample analysed. However, the aforementioned relationships as well as the differences found allows sensitizing educators to the analysed variables, as well as to interventions both in the classroom and outside the classroom.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/31329
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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