Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/31316

TitlePerceções dos decisores hospitalares sobre o recurso à metodologia do Benchmarking como ferramenta de gestão
Other titlesPerceptions of hospital leadership concerning the resource to Benchmarking method as a management tool
Author(s)Coelho, André Emanuel Nunes
Advisor(s)Silva, Anabela Martins da
KeywordsBenchmarking
Ferramenta de gestão
Gestão hospitalar
Indicadores
Decisores hospitalares
Tool management
Hospital leadership
Indicators
Health department
Hospital deciders
Issue date2014
Abstract(s)Atualmente, o conceito de gestão hospitalar apresenta-se mais orientado para uma gestão de tipo empresarial. Este facto, tem-se traduzido, nos últimos anos, em inúmeros desafios à gestão das organizações, nomeadamente ao nível da qualidade, eficiência e controlo da despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Assim, a administração vem consagrando e consolidando o recurso a instrumentos inovadores de gestão, no sentido de otimização da produção hospitalar. Todavia, para que seja possível a implementação efetiva deste tipo de ferramentas de gestão, torna-se necessário capacitar os recursos humanos com um nível de conhecimento e de motivação suficientemente amplo. É neste contexto que destacamos o recurso ao benchmarking. Este recurso concentra um conjunto de indicadores que pretendem fornecer informação capaz de auxiliar a gestão na procura de melhorias contínuas, nomeadamente no que concerne à qualidade, eficiência e eficácia da atividade hospitalar. Desta forma, o recurso ao benchmarking por parte dos d hospitalares, tem como objetivo, nomeadamente, melhorar o acesso e qualidade, num contexto de melhoria simultânea do desempenho económico-financeiro. Neste seguimento, a presente investigação tem como objetivo principal estudar as perceções que os decisores hospitalares têm sobre o recurso à metodologia do Benchmarking como ferramenta de gestão. Com este intuito, o estudo procura caraterizar o nível de conhecimento dos decisores hospitalares sobre a ferramenta de gestão de benchmarking; e procura também caraterizar a perceção dos decisores hospitalares sobre o recurso à metodologia do benchmarking como ferramenta de gestão. Adicionalmente, procura também caraterizar a perceção dos decisores sobre o reconhecimento do nível de capacidade, que os indicadores económico-financeiros apresentam, para avaliarem o desempenho económico-financeiro de um hospital. Para tal, o estudo adota uma estratégia metodológica caraterizada por uma abordagem predominantemente positivista, com recurso ao inquérito por questionário. A amostra recolhida é constituída por 45 questionários aplicados em junho/julho de 2014 cuja análise permitiu conhecer o perfil dos decisores hospitalares utilizadores do benchmarking e a sua perceção sobre o recurso à metodologia do benchmarking como ferramenta de gestão. Assim conclui-se que, os decisores hospitalares apresentam uma perceção positiva sobre o benchmarking como ferramenta de gestão, bem como um elevado nível de conhecimentos sobre esta matéria. Estes fatores comprovam a existência de recursos humanos para a implementação e utilização eficaz e eficiente do benchmarking. Estes decisores acreditam que o benchmarking pode responder aos desafios atuais da gestão hospitalar apesar dos obstáculos ao sucesso da sua implementação.
Currently, a hospital leadership management concept, introduces itself more oriented as an enterprise management. This fact, as been shown in the last years on countless challenges for the hospital leaderships, mainly at quality, efficiency level but also on expenses control by the Health National Service (SNS). Therefore, the administration, has been establishing and becoming very solid on the finding of innovate management tools resources, aiming the hospitals improvement. However, to achieve this gold; the effective introduction of this several management tools it becomes essential to improve all the human resources with a certain high knowledge and labour motivation level. On this same context we intend to underline the use of benchmarking by hospitals. This resource brings together a whole of indicators that will supply information to support the hospital managements on the search of better conditions concerning quality, efficiency and also an effective hospital activity. So, this way, the use of benchmarking by CEO`s in hospitals has a main achievement which is to improve the quality access in a better conditions context such as economical and financial performance. On this thought, the currently investigation, has the main gold of study and analyse the perceptions of hospital managers about the use of benchmarking method as a managing tool. Meaning that, our study seeks to feature the hospital leadership’s perception about benchmarking. We also tried to analyse the skill level of the economic, financial performance evaluation of a hospital. For that, our effort concerns the hospital CEO´s knowledge about the benchmarking appliance. Our study took a methodical strategy; known by a positive approach, turned to, an inquiry questionnaire. The sample collected is formed by 45 inquiry questionnaires applied on June and July 2014, which analysis allow us to build the Hospital Leaderships benchmarking users profile and also their perceptions through benchmarking method as a management tool. In conclusion, the hospital deciders present a positive perception about benchmarking as a management tool, as well as a high knowledge level on this matter. These factors prove the existence of human resources for an efficacy and efficient implementation of benchmarking. These deciders believe that benchmarking can respond to the current challenges of the hospital management in spite of the obstacles to his successful implementation.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
URIhttp://hdl.handle.net/1822/31316
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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