Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/31133

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Ana Cecília Jorge depor
dc.contributor.authorOsório, António Josépor
dc.date.accessioned2014-11-24T09:17:52Z-
dc.date.available2014-11-24T09:17:52Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.isbn9789899843431por
dc.identifier.issn2166-0727por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/31133-
dc.description.abstractEsta proposta de simpósio doutoral tem por objetivo apresentar um projeto de investigação em curso, sobre o desenvolvimento profissional de professores universitários numa comunidade de prática online, com a colaboração de uma plataforma destinada ao trabalho de grupos colaborativos. Esta comunidade consistirá num espaço de encontro entre profissionais com objetivos comuns, o qual proporcionará interações a qualquer hora e em qualquer lugar, possível com a computação ubíqua, ampliando o espaço e o tempo, ultrapassando o isolamento e assegurando a partilha de informações, experiências e recursos entre os participantes. A abordagem metodológica de investigação é o estudo de caso de natureza qualitativa com investigador participante, em que a recolha de dados inclui a análise de outros projetos similares, dados de um amplo acervo de fontes bibliográficas e do conteúdo da comunicação que se estabelecer na comunidade. A análise de dados seguirá uma estratégia interpretativa, por forma a permitir refletir sobre os impactos das atividades da comunidade de prática online no desenvolvimento profissional, com vista a uma efetiva qualidade da prática docente universitária.por
dc.description.abstractThis proposed doctoral symposium aims to present a research project in progress on the professional development of university teachers in a community of practice online with the help of a platform for collaborative work groups. This community will consist of a meeting place for professionals with common goals, which provide interactions anytime, anywhere, with the possible ubiquitous computing, expanding space and time, overcoming isolation and ensure the exchange of information, experience and resources among participants. The methodological approach for research is the case study with the qualitative nature of the participant researcher in collecting data includes analysis of similar projects , data from a large collection of bibliographic sources and content of the communication that are installed in the community. Data analysis followed by an interpretive strategy to allow for reflection on the impacts of the activities of the online community of practice in professional development, with a view to effective quality of university teaching practice.por
dc.description.sponsorshipBolsista da CAPES-Proc. nº BEX 9576/13-4por
dc.language.isoporpor
dc.publisherIEEEpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProfessional development of teacherspor
dc.subjectOnline communities of practicepor
dc.subjectUbiquitous computingpor
dc.subjectUniversity teachingpor
dc.titleProfessional development of university teachers in a community of practice onlinepor
dc.title.alternativeDesenvolvimento profissional de professores universitários numa comunidade de prática online-
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionThe original publication is available at http://www.aisti.eu/cisti2014por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate18 - 21 Jun. 2014por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage425por
oaire.citationEndPage427por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitle9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTIpor
dc.identifier.doi10.1109/CISTI.2014.6876875por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.wosScience & Technologypor
sdum.journalIberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)por
sdum.conferencePublication9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTIpor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TEXTO_ATA_CISTI 2014 Volume 2.pdf932,14 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID