Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/31133

TitleProfessional development of university teachers in a community of practice online
Other titlesDesenvolvimento profissional de professores universitários numa comunidade de prática online
Author(s)Souza, Ana Cecília Jorge de
Osório, António José
KeywordsProfessional development of teachers
Online communities of practice
Ubiquitous computing
University teaching
Issue dateJun-2014
PublisherIEEE
JournalIberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI
Abstract(s)Esta proposta de simpósio doutoral tem por objetivo apresentar um projeto de investigação em curso, sobre o desenvolvimento profissional de professores universitários numa comunidade de prática online, com a colaboração de uma plataforma destinada ao trabalho de grupos colaborativos. Esta comunidade consistirá num espaço de encontro entre profissionais com objetivos comuns, o qual proporcionará interações a qualquer hora e em qualquer lugar, possível com a computação ubíqua, ampliando o espaço e o tempo, ultrapassando o isolamento e assegurando a partilha de informações, experiências e recursos entre os participantes. A abordagem metodológica de investigação é o estudo de caso de natureza qualitativa com investigador participante, em que a recolha de dados inclui a análise de outros projetos similares, dados de um amplo acervo de fontes bibliográficas e do conteúdo da comunicação que se estabelecer na comunidade. A análise de dados seguirá uma estratégia interpretativa, por forma a permitir refletir sobre os impactos das atividades da comunidade de prática online no desenvolvimento profissional, com vista a uma efetiva qualidade da prática docente universitária.
This proposed doctoral symposium aims to present a research project in progress on the professional development of university teachers in a community of practice online with the help of a platform for collaborative work groups. This community will consist of a meeting place for professionals with common goals, which provide interactions anytime, anywhere, with the possible ubiquitous computing, expanding space and time, overcoming isolation and ensure the exchange of information, experience and resources among participants. The methodological approach for research is the case study with the qualitative nature of the participant researcher in collecting data includes analysis of similar projects , data from a large collection of bibliographic sources and content of the communication that are installed in the community. Data analysis followed by an interpretive strategy to allow for reflection on the impacts of the activities of the online community of practice in professional development, with a view to effective quality of university teaching practice.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/31133
ISBN9789899843431
DOI10.1109/CISTI.2014.6876875
ISSN2166-0727
Publisher versionThe original publication is available at http://www.aisti.eu/cisti2014
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEXTO_ATA_CISTI 2014 Volume 2.pdf932,14 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID