Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/3081

TitleCobertura da sala do relicário do mosteiro de Santa Cruz : da inspecção e diagnóstico ao projecto
Author(s)Feio, A. O.
Lourenço, Paulo B.
Branco, Jorge M.
Issue date2004
CitationCONGRESSO IBÉRICO A MADEIRA NA CONSTRUÇÃO, 1, Guimarães, 2004 – “I Congresso Ibérico (CIMAD'04) : a Madeira na Construção”. [S.l. : s.n., 2004]. p. 839-852.
Abstract(s)A existência e difusão de diversas tipologias estruturais encontradas não só em todo o país, mas um pouco por toda a Europa, faz com que a sua conservação, inspecção e utilização sejam de vital importância para a manutenção do património enquanto símbolo de identidade e orgulho nacional. No presente artigo são apresentadas as conclusões obtidas no diagnóstico e inspecção da estrutura existente, com recurso a técnicas não destrutivas (nomeadamente o Pilodyn e o Resistógrafo), referindo-se o seu potencial campo de aplicação, vantagens e limitações, fundamentadas na experiência da sua utilização noutros casos reais. Finalmente, é apresentada a solução proposta para a realização de uma nova cobertura. Precedida e fundamentada no diagnóstico e inspecção realizados, a apresentação da metodologia a adoptar no projecto da nova cobertura tem como objectivo primeiro a manutenção da traça original da antiga cobertura (cota da cumeeira e geometria da antiga cobertura) respeitando diversos condicionalismos estruturais e técnicos existentes.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/3081
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEC-EST - Comunicações a Conferências Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004_Feio_Lourenco.pdf423,73 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID