Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30808

TítuloCriação e implementação de um laboratório pedagógico de estruturas na Universidade do Minho
Outro(s) título(s)Creation and implementation of a pedagogical structures laboratory of the University of Minho
Autor(es)Silva, Luís Miguel Freitas da
Orientador(es)Ramos, Luís F.
Azenha, Miguel
Palavras-chaveLaboratório pedagógico
Estruturas
Ensino
Engenharia civil
Mecânica das estruturas
Resistência dos materiais II
Educational laboratory
Structures
Education
Civil engineering
Structural mechanics
Strength of materials II
Data2013
Resumo(s)Nas unidades curriculares de estruturas, por vezes, os métodos clássicos de ensino não são suficientes para obter um bom resultado por parte dos alunos. É essencial utilizar métodos de ensino diferentes dos habituais, que sejam mais apelativos para os alunos, e respondam de melhor forma as exigências que a sociedade impõe. Com base nestas necessidades, o principal objetivo desta dissertação é a criação e implementação de um Laboratório Pedagógico de Estruturas na Universidade do Minho, para auxiliar o ensino das unidades curriculares de estruturas. Neste trabalho procurou-se fazer uma revisão bibliográfica do processo de ensino/aprendizagem, de modo a perceber como é realizada a transmissão de conhecimento e quais as estratégias que têm sido utilizadas mais recentemente. Discute-se as implicações do processo de Bolonha nas escolhas dessas estratégias e analisam-se alguns casos de laboratórios pedagógicos implementados a nível internacional. Numa fase seguinte, procede-se a uma recolha de dados com o objetivo de conhecer as dificuldades dos alunos nas unidades curriculares de estruturas e o seu contexto. Mais adiante, apresenta-se a implementação do laboratório pedagógico, começando por apresentar o mesmo e o trabalho realizado na criação do seu espaço físico, terminando com a apresentação do material pedagógico, recolhido, adquirido e criado de raiz. Por último, mostra-se a utilização do laboratório pedagógico de estruturas, realizada já no ano letivo de 2012/2013, nas unidades curriculares de Mecânica das Estruturas e Resistência dos Materiais II, bem como no concurso de pontes de esparguete para alunos do ensino secundário e na atividade “Verão no Campus”. O trabalho termina com um balanço do que foi conseguido durante esta dissertação, propondo possíveis trabalhos futuros, para dar continuidade à implementação do laboratório pedagógico.
In teaching courses structures, sometimes classical methods of teaching are not enough to get good results by the students. It is essential to use different teaching methods from the usual, which is more appealing to students, and responded best to the demands that society imposes. Based on these needs, the main objective of this work is the creation and implementation of a pedagogical structural laboratory at the University of Minho, to assist the teaching of courses related to structures. In this work a literature review was carried out, especially to know better the process of teaching / learning in order to understand how the transmission of knowledge, and what strategies have been most recently used. We discuss the implications of the Bologna process in the choices of these strategies and some cases of pedagogical laboratories implemented internationally were analyzed. In the next phase was the data collection, in order to meet the difficulties of students in courses of structures and their context. Further presents the implementation of laboratory teaching, starting by having the same, and the work done in creating your physical space, ending with the presentation of educational material (collected, purchased and created by purpose). Finally, the thesis shows the use of laboratory to teach structures in academic year 2012/2013, namely in the courses of Structural Mechanics and Strength of Materials II, the competition of spaghetti bridges for high school visiting students and summer activities in the campus. The work ends with an assessment of what was achieved during this thesis, proposing future work to continue the implementation for the pedagogical structural laboratory.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Perfil de Estruturas e Geotecnia)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30808
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ISISE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Luís Miguel Freitas da Silva_2013.pdf37,14 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID