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TítuloEducation and labour market transitions : a survival analysis using Portuguese data
Outro(s) título(s)Educação e transições no mercado de trabalho : uma análise de sobrevivência usando dados nacionais
Autor(es)Oliveira, Célio Duarte Pereira
Orientador(es)Silva, João C. Cerejeira da
Sá, Carla Angélica da Silva Pinto de
Palavras-chaveEducation
Labour market transitions
Employment
Unemployment
Duration analysis
Educação
Transições no mercado de trabalho
Emprego
Desemprego
Modelos de duração
Data2014
Resumo(s)In the recent past, there has been a generalized investment in education across several countries including Portugal; however the rising of educational driven by youths has been followed by an increase in unemployment rate, with especial incidence among youths. Using a duration analysis framework in continuous time and the Portuguese LFS from 1998 to 2009, we aim to evaluate the role of education in labour market. Namely, we want to access whether education prevents unemployment for those who have a job and whether if it helps unemployed finding a job. Our results show that more educated individuals, with a high school diploma or higher, have lower hazard of job loss. Among those who lost their job or are looking for their first job, we found evidence that college graduates have higher prospects of finding a job. Those results seem to suggest that employers prefer more skilled workers, in accordance with the idea that education increases the individual’s productivity.
No passado recente, tem havido um aumento generalizado da educação em vários países, incluindo Portugal. Contudo o aumento do nível educacional da população fomentado pelos mais novos tem sido acompanhado por um aumento das taxas de desemprego, com maior incidência sobre os mais jovens. Usando modelos de duração em tempo contínuo com dados Portugueses do LFS de 1998 até 2009 tentamos avaliar o papel da educação no mercado de trabalho. Nomeadamente, avaliar se a educação previne o desemprego entre aqueles que estão a trabalhar e se ajuda os desempregados a encontrar emprego. Os nossos resultados mostram que os indivíduos com maior nível de educação, com ensino secundário ou superior, têm menor probabilidade de perder o emprego. Entre aqueles que não têm emprego ou estão à procura do primeiro emprego, encontramos evidência que o ensino superior aumenta a possibilidade de encontrar emprego. Estes resultados parecem sugerir uma maior preferência dos empregados por indivíduos com maior formação, em concordância com a ideia de que a educação aumenta a produtividade dos indivíduos.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30583
AcessoAcesso aberto
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