Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30582
Título: | Análise da carteira de relacionamentos com clientes: estudo quantitativo numa empresa de prestação de serviços |
Outro(s) título(s): | Customer relationship portfolio analysis: quantitative study in a service company |
Autor(es): | Reis, Raquel Vale e Vasconcelos Gama |
Orientador(es): | Eiriz, Vasco |
Palavras-chave: | Carteira de clientes Marketing relacional Prestação de serviços Relacionamentos Customer portfolio Relationship marketing Provision of services Relationships |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Esta dissertação destaca a importância da análise da carteira de relacionamentos com
clientes como instrumento de gestão de relacionamentos, base duma estratégia de
relacionamento. O estudo analisa uma carteira de clientes com base num modelo que
distingue características estruturais e características relacionais da carteira, ambas
essenciais para a caracterização e gestão de carteiras. A pesquisa empírica foi efetuada
através de uma abordagem quantitativa da carteira de clientes de uma empresa de
prestação de serviços a empresas. Foi elaborada uma base de dados contendo as
características estruturais da carteira de todos os clientes (60 clientes), tendo-se usado os
dados secundários dos clientes que se encontram disponíveis na empresa estudada e
noutras fontes oficiais. De seguida, foi aplicado um questionário aos clientes. O
questionário é composto por questões direcionadas para compreender as características
relacionais da carteira, estudadas do ponto de vista do cliente. Responderam a este
questionário um total de 47 empresas, a que corresponde uma taxa de resposta de 78,3
por cento. O modelo aplicado nesta pesquisa mostrou ser bastante útil para analisar a
carteira estudada, revelando-se adequado para a análise de outras carteiras. Para além da
caraterização dos clientes e dos relacionamentos com eles estabelecidos, esta análise da
carteira permitiu extrair contributos importantes em termos de serviços oferecidos,
potencial de desenvolvimento de novos serviços, satisfação dos clientes, e, entre outros,
dificuldades e mecanismos de relacionamento. Em termos gerais, este estudo propõe
ferramentas de análise de carteiras e dá um contributo para colmatar a escassez de
pesquisas sobre o tema. This dissertation highlights the importance of customer relationship portfolio analysis as a tool for relationship management, foundation of a relationship strategy. The study analyzes a customer portfolio based on a model that distinguishes structural characteristics and relationship characteristics of the portfolio, both essential for portfolio’s characterization and management. The empirical research was conducted through a quantitative approach of the customer portfolio of a company that provides services to other companies. A database containing structural characteristics of all customers (60 customers) was drawn, having used the secondary data of customers that are available in the company studied and other official sources. Next, a questionnaire was applied to customers. The questionnaire consists of questions aimed to understand the relational characteristics of the portfolio, studied from the point of view of the customer. A total of 47 companies answered to the questionnaire, which matches a response rate of 78.3 percent. The model applied in this study proved to be very useful for analyzing the studied portfolio, revealing itself suitable for the analysis of other portfolios. In addition to the characterization of the customers and established relationships with them, this portfolio analysis allowed to extract important contributions in terms of services offered, potential for development of new services, customer satisfaction, and, among others, difficulties and relational mechanisms. In general terms, this study proposes a portfolio analysis tools and gives a contribution to bridging the lack of research on the topic. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30582 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Raquel Vale e Vasconcelos Gama Reis.pdf Acesso restrito! | 2,09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |