Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/30566

TitleEstratégia e cultura nos três maiores clubes de futebol portugueses
Other titlesStrategy and culture among the three major Portuguese clubs
Author(s)Cardoso, Frederico Emanuel Portocarrero Baganha
Advisor(s)Eiriz, Vasco
KeywordsEstratégia
Capacidades dinâmicas
Concorrência
Cultura organizacional
Futebol Clube do Porto
Liderança e controlo
Mudança
Recursos
Rivalidade
Socialização organizacional
Sport Lisboa e Benfica
Sporting Clube de Portugal
Strategy
Dynamic capabilities
Competitiveness
Organizational culture
Leadership and control
Change
Resources
Rivalry
Organizational socialization
Issue date2014
Abstract(s)Esta dissertação analisa a relação entre cultura organizacional e estratégia de clubes de futebol. Faz uma análise comparativa da forma como os três maiores clubes de futebol portugueses gerem a sua estratégia no que respeita às seguintes áreas de estudo: mudança; liderança e controlo; e rivalidade, concorrência e capacidades dinâmicas. No que respeita à cultura organizacional são consideradas as seguintes áreas: análise histórica e cultural; cultura e socialização organizacional; e recursos idiossincráticos. A metodologia utilizada baseou-se na análise documental e na realização de três grupos de foco compostos por um total de vinte e quatro adeptos dos três maiores clubes de futebol portugueses: Futebol Clube do Porto; Sport Lisboa e Benfica; e Sporting Clube de Portugal. A dissertação dá um contributo para compreender de que forma a estratégia e a cultura estão relacionadas no futebol em geral, e nos clubes estudados em particular. Para além da compreensão conceptual da relação entre estratégia e cultura, esta dissertação dá um contributo ao estudar o tema num contexto habitualmente pouco explorado, embora rico para a análise empírica do tema. Dá também um contributo prático mostrando de que forma os clubes de futebol podem usar a sua esfera cultural para melhorar a sua estratégia, e de que forma a estratégia pode ajudar a fortalecer a cultura organizacional desses clubes.
This study analyzes the relation between strategy and organizational culture in football clubs. It presents a comparative analysis regarding how Portugal’s top three clubs manage their strategy in respect to the following fields of study: change; leadership and control; and rivalry, competition and dynamic capabilities. Regarding organizational culture the following fields of study are considered: historical and cultural analysis; organizational culture and socialization; and idiosyncratic resources. The methodology used is composed of document analysis and three focus groups in which participated a total of twenty four supporters of the three major Portuguese clubs: Futebol Clube do Porto; Sport Lisboa e Benfica; e Sporting Clube de Portugal. This study provides a better understanding regarding the way in which strategy and culture are related to football in general and to the studied clubs in particular. Besides providing a conceptual understanding of the relation between strategy and culture, the study also innovates by developing the subject on a usually not so explored context, although rich for the empirical analysis of the subject. Furthermore, it provides a practical contribute by showing in which way can football clubs use their culture sphere to improve their strategy, and in which way can strategy help strengthen the organizational culture of those clubs.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/30566
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Frederico Emanuel Portocarrero Baganha Cardoso.pdf3,1 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID