Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30508

TítuloO efeito de variáveis linguísticas na escrita do texto narrativo
Outro(s) título(s)The effect of linguistic variables in the narrative writing
Autor(es)Cosme, Maria do Céu Marques
Orientador(es)Ribeiro, Iolanda da Silva
Pereira, Iris Susana Pires
Palavras-chaveProdução escrita
Narrativa
Preditores
Acuidade no diagnóstico
Written production
Narrative
Predictors
Diagnostic accuracy
Data2014
Resumo(s)A escrita é uma competência difícil de adquirir, apesar de ser importante para o sucesso escolar. Este estudo procura verificar se a ortografia, a pontuação, o vocabulário e as dimensões do género textual da narrativa (organização da narrativa, marcação temporal, estrutura causal e construção da referência) são preditores do desempenho na escrita de textos narrativos e, qual dessas variáveis permite identificar com precisão os alunos em risco de apresentarem problemas na escrita deste género. Participaram neste estudo 521 crianças do 3.º ano de escolaridade do Ensino Básico. As crianças foram avaliadas em três tarefas: ortografia, pontuação e produção escrita e através de uma escala de avaliação global. Os resultados sugerem que a ortografia, o vocabulário e as dimensões do género textual da narrativa são preditores do desempenho na produção da escrita narrativa, sendo o vocabulário e a organização da narrativa os que permitem identificar com maior precisão as crianças em risco de dificuldades na produção escrita do texto narrativo.
Writing is a difficult competence to acquire, despite being highly valued because it allows the child to acquire skills that enable their academic success. This study investigated whether the spelling, punctuation, vocabulary and textual gender dimensions of the narrative (narrative organization, time stamping, causal structure and construction of reference) is a predictor of performance in writing of narrative texts and what these variables allows accurately identify students at risk of experiencing problems in narrative writing. Five hundred twenty-one children of the third grade of elementary school participated in this study. The measures consisted of a three tasks: punctuation, spelling and writing and through on a global assessment scale. The results suggest that the spelling, vocabulary and dimensions of the textual gender of narrative are predictors of performance in the production of narrative writing however the vocabulary and narrative organization more accurately identify students at risk for difficulties in the production of narrative writing.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30508
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria do Céu Marques Cosme.pdf
Acesso restrito!
6,04 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID