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https://hdl.handle.net/1822/30508
Título: | O efeito de variáveis linguísticas na escrita do texto narrativo |
Outro(s) título(s): | The effect of linguistic variables in the narrative writing |
Autor(es): | Cosme, Maria do Céu Marques |
Orientador(es): | Ribeiro, Iolanda da Silva Pereira, Iris Susana Pires |
Palavras-chave: | Produção escrita Narrativa Preditores Acuidade no diagnóstico Written production Narrative Predictors Diagnostic accuracy |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A escrita é uma competência difícil de adquirir, apesar de ser importante para o sucesso
escolar. Este estudo procura verificar se a ortografia, a pontuação, o vocabulário e as
dimensões do género textual da narrativa (organização da narrativa, marcação temporal,
estrutura causal e construção da referência) são preditores do desempenho na escrita de textos
narrativos e, qual dessas variáveis permite identificar com precisão os alunos em risco de
apresentarem problemas na escrita deste género. Participaram neste estudo 521 crianças do 3.º
ano de escolaridade do Ensino Básico. As crianças foram avaliadas em três tarefas: ortografia,
pontuação e produção escrita e através de uma escala de avaliação global. Os resultados
sugerem que a ortografia, o vocabulário e as dimensões do género textual da narrativa são
preditores do desempenho na produção da escrita narrativa, sendo o vocabulário e a
organização da narrativa os que permitem identificar com maior precisão as crianças em risco
de dificuldades na produção escrita do texto narrativo. Writing is a difficult competence to acquire, despite being highly valued because it allows the child to acquire skills that enable their academic success. This study investigated whether the spelling, punctuation, vocabulary and textual gender dimensions of the narrative (narrative organization, time stamping, causal structure and construction of reference) is a predictor of performance in writing of narrative texts and what these variables allows accurately identify students at risk of experiencing problems in narrative writing. Five hundred twenty-one children of the third grade of elementary school participated in this study. The measures consisted of a three tasks: punctuation, spelling and writing and through on a global assessment scale. The results suggest that the spelling, vocabulary and dimensions of the textual gender of narrative are predictors of performance in the production of narrative writing however the vocabulary and narrative organization more accurately identify students at risk for difficulties in the production of narrative writing. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30508 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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