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TitleA satisfação de profissionais de saúde e utentes das Unidades de Saúde Familiar
Other titlesThe satisfaction of health professionals and users of the Family Health Units
Author(s)Rodrigues, Célina Isabelle da Cunha
Advisor(s)Veloso, Ana Luísa de Oliveira Marques
KeywordsSatisfação laboral
Satisfação de utentes
Cuidados de saúde primários
Job satisfaction
Satisfaction of users
Primary health care
Issue date2014
Abstract(s)A presente investigação teve por objetivo analisar a satisfação de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e secretários clínicos) e satisfação de utentes de Unidades de Saúde Familiar (USF) do Distrito de Braga, Viana do Castelo e Porto. Participaram no estudo 300 profissionais de saúde e 392 utentes de 10 USF modelo A e 10 USF modelo B. Para avaliar a satisfação laboral dos profissionais de saúde recorreu-se ao Job Satisfaction Survey (Spector,1985), adaptado para a população portuguesa por Malheiro (2009). De forma a percecionar o grau de satisfação dos utentes com as USF utilizou-se o Questionário de Satisfação dos Utentes (QSU), baseado nos indicadores EUROPEP. Os resultados obtidos demostraram que 57.83% dos profissionais de saúde se encontram satisfeitos, evidenciando maior satisfação em dimensões relacionadas com a “natureza do trabalho”, “comunicação” e “colegas”. Os utentes apresentaram bons níveis de satisfação, principalmente com os serviços de enfermagem. Verificaram-se diferenças ao nível da satisfação tanto em profissionais como utentes entre as USF modelo A e B, sendo os profissionais e utentes das USF modelo B aqueles que apresentam maiores níveis de satisfação. A satisfação dos utentes com o “Serviço de Secretariado” demonstrou ser preditor da satisfação global dos profissionais.
The present research aimed to analyze the satisfaction of health professionals (doctors, nurses and clinical secretaries) and Family Health Units (FHU) users’ satisfaction, in the district of Braga, Viana do Castelo and Porto. The sample was composed by 300 health professionals and 392 users which were spread in two groups: 10 FHU for Model A and 10 FHU for Model B. To assess job satisfaction of health professionals we resorted to the Job Satisfaction Survey (Spector, 1985), adapted for the Portuguese population by Malheiro (2009). In order to perceive the degree of user satisfaction with the FHU, we used the Satisfaction Questionnaire of users (QSU), based on EUROPEP indicators. The results showed that 57.83% of healthcare professionals were satisfied, with greater satisfaction in dimensions related with "nature of work", "communication" and "colleagues". Users had good levels of satisfaction, especially with nursing services. There were differences in satisfaction for both professionals and users between the FHUs. Health professionals and users of FHU Model B revealed higher levels of satisfaction. The dimensions of users satisfaction were shown to be predictors of global professional satisfaction.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/30484
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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