Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/30358

TitleUm mandato globalmente estruturado para a educação e o currículo : processos, finalidade e conteúdos
Other titlesA mandate globally structured towards education and the curriculum : processes, goals and contents
Author(s)Vieira, Ana Paula Barroso
Advisor(s)Pacheco, José Augusto
Issue date2-Jul-2014
Abstract(s)Um Mandato Globalmente Estruturado para a Educação e o Currículo: Processos, Finalidades e Conteúdos problematiza os processos, finalidades e conteúdos que as políticas educativas e curriculares assumem numa sociedade e economia alicerçadas no conhecimento e sujeitas às fortes pressões competitivas que se jogam no tabuleiro global, que coagem as instituições europeias a delinear uma estratégia de crescimento, a Estratégia de Lisboa e a sua sucedânea, a Estratégia Europa 2020. No âmbito dessas estratégias, os sistemas de educação e formação são persuadidos a participar activamente no esforço de qualificação do capital humano, considerado ingrediente base à competitividade e dinamismo da economia europeia. Os Programas Educação e Formação 2010, e o seu sucessor, Educação e Formação 2020, que decorrem dessas estratégias, preconizam um conjunto de objectivos comuns e critérios de referência que devem orientar as reformas e acções a empreender por cada Estadomembro sobre o respectivo sistema de educação e formação, de modo a operar as transformações que permitirão enfrentar os desafios socioeconómicos impostos pelos processos de globalização e debelar os problemas que ameaçam o bloco europeu. As políticas educativas e curriculares são colocadas no âmago da criação e transmissão do conhecimento, assegurando a operacionalidade do triângulo do conhecimento (educação, investigação e inovação) e intimadas a contribuir para o crescimento inteligente, a competitividade, o emprego, a inclusão e coesão sociais, pelo que os sistemas de educação e formação devem assegurar o acesso de todos os indivíduos a oportunidades de aprendizagens abrangentes e de elevada qualidade, dotando-os dos conhecimentos, competências e aptidões requeridos pela sociedade e economia assentes no conhecimento, os quais têm de ser actualizados ao longo da vida, e devem ainda formar os especialistas nas áreas julgadas chave à economia do conhecimento. A intervenção das instituições europeias na formulação de uma política educativa e curricular endossada nos Programas Educação e Formação 2010 & 2020, os processos de transferência e de acomodação nacional desses Programas, as necessidades da sociedade e economia do conhecimento, o modo como estas determinam as finalidades e conteúdos da educação e do currículo e o seu impacto na inclusão e coesão sociais, são questões escrutinadas ao longo da presente investigação, mobilizando-se para tal o contexto económico, político e social, quer global/europeu quer nacional, que as contextualiza e justifica, avalizandose se as mudanças preconizadas se inserem numa agenda globalmente estruturada. A linha de investigação prosseguida, analítica e teórica, e o carácter do objecto de estudo, textos políticos de raiz institucional europeia e nacional, sancionaram a opção por uma metodologia qualitativa, com recurso à técnica de análise de conteúdo.
A Mandate Globally Structured Towards Education and the Curriculum: Processes, Goals and Contents discusses the processes, goals and contents that educational and curricular policies assume in a social and economic system based on knowledge and subject to strong competitive pressures in the global agenda, which put pressure on European institutions to set up a growth strategy - the Lisbon Strategy and its successor: Europe 2020. Within these strategies, education and training are persuaded to actively participate in the effort of optimizing human resources, which are considered to be basic ingredients of competitiveness and vitality in the European economy. As a result of these strategies, the Programme Education and Training 2010, and its successor, Education and Training 2020, recommend a set of common goals and reference criteria that should guide the restructurings and actions to be taken by each Member State on their education and training systems, in order to operate the changes that will address the socioeconomic challenges imposed by the globalization processes and overcome the problems that threaten the European Union. Education and curriculum policies are placed at the heart of the creation and transmission of knowledge, ensuring the operability of the knowledge triangle (education, research and innovation) and pressured to contribute to sustainable growth, competitiveness, employment, inclusion and social cohesion. Therefore, education and training should allow all individuals to access comprehensive and high quality learning opportunities, providing them with the knowledge, skills and abilities required by society and the knowledge-based economy. These skills have to be updated throughout life, and should be included in the training of specialists in areas considered to be key in the knowledge economy. This research scrutinizes the intervention of the European institutions in the design of educational and curriculum policies endorsed by the programmes Education and Training 2010 & 2020, the processes of transfer and adjustment of these national programmes, the needs of society and the knowledge economy, and how all of these determine the goals and contents of education and the curriculum and their impact on inclusion and social cohesion. The investigation also analyses the economic, political and social context which contextualizes and justifies them on a global/ European as well as a national level, by questioning whether the announced changes fit in a globally structured agenda. The analytical and theoretical line of research and the nature of the object of study (political texts of European and national institutions) led to the choice of a qualitative methodology, by means of content analysis.
TypedoctoralThesis
DescriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização de Desenvolvimento Curricular)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/30358
AccessopenAccess
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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