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dc.contributor.authorLopes, Joãopor
dc.contributor.authorBuenob, Mauríciopor
dc.date.accessioned2014-10-02T09:28:31Z-
dc.date.available2014-10-02T09:28:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1678-7153por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30352-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo apresentar um instrumento de 46 itens para avaliação de conhecimentos matemáticos para os primeiros quatro anos de escolaridade. Participaram no estudo 505 crianças portuguesas do 1º ao 4º ano do primeiro ciclo, com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos. Uma análise fatorial de primeira e de segunda ordem revelou a existência de cinco fatores primários que se agrupam num único fator de segunda ordem relacionado com o conhecimento geral em matemática. Uma análise psicométrica com base no modelo de Rasch da Teoria de Resposta ao Item (TRI) permitiu depurar as propriedades psicométricas dos itens. A validade desenvolvimental do instrumento para os quatro anos de escolaridade abrangidos foi igualmente investigada e discutida. Palavras-chave: Conhecimentos matemáticos, prova de conhecimentos, teoria de resposta ao item. Abstract This study presents a forty-six item instrument for the assessment of mathematical knowledge for fi rst to fourth graders. Participants are 505 primary school Portuguese students from 1st to 4th grade, between six and 12 years old. A fi rst and second order factor analysis of the items shows that there are fi ve primary factors that are grouped in a single factor of second order related to general mathematical knowledge. A psychometric analysis based on Rasch’s model of the Item Response Theory (IRT) was conducted in order to clear up the psychometric properties of the items. The developmental validity of the instrument for primary grades is also reported and discussed. Keywords: Mathematical knowledge, knowledge test, item response theory. * Endereço para correspondência: Departamento de Psicologia, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherSpringerOpen-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectConhecimentos matemáticospor
dc.subjectProva de conhecimentospor
dc.subjectTeoria de resposta ao itempor
dc.subjectItem response theorypor
dc.subjectKnowledge testpor
dc.subjectMathematical knowledgepor
dc.titleConstrução e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridadepor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage434por
oaire.citationEndPage442por
oaire.citationIssue3por
oaire.citationTitlePsicologia Reflexão e Críticapor
oaire.citationVolume27por
dc.identifier.doi10.1590/1678-7153.201427303por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalPsicologia: Reflexão e Críticapor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

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