Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30216
Título: | Criatividade no Ensino Básico: um olhar sobre as representações de alunos e professores em escolas públicas e privadas |
Outro(s) título(s): | Creativity in primary education: a look at the representations of Students and Teachers in public and private schools |
Autor(es): | Dias, Carla Alexandra Ferreira |
Orientador(es): | Morais, Fátima |
Palavras-chave: | Criatividade Contexto educativo Aluno Professor Representações Escolas públicas e privadas Creativity Educational context Student Teacher Representations Public and private schools |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A criatividade assume-se, cada vez mais, como uma competência extremamente
relevante em todos os domínios da sociedade, sobretudo na área da educação. Atravessando Portugal um
período crítico a nível socioeconómico, torna-se fundamental conceber de que modo os contextos
escolares com características sociais diferentes (escolas públicas e privadas, neste caso) influenciam
representações de criatividade e de clima criativo, quer por parte dos alunos, quer dos professores. No
presente estudo, pretendeu verificar-se se existem diferenças significativas nas representações sobre os
conceitos de criatividade, de aluno, professor e clima criativos, assim como sobre condições favoráveis e
desfavoráveis à criatividade no ambiente de trabalho, por parte de professores de escolas públicas e
privadas; por seu lado, quis-se analisar diferenças nas representações de clima criativo em sala de aula
pelos alunos dos mesmos tipos de escolas. Paralelamente a este estudo, foram adaptados dois
intrumentos de avaliação de criatividade ao contexto educacional português. Participaram no estudo 202
alunos dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico de escolas públicas e privadas, assim como 72
professores deste mesmo ciclo de escolaridade e destes contextos de ensino. Os dados foram recolhidos
pela Escala sobre o Clima para a Criatividade em Sala de Aula (Fleith & Alencar, 2005) no caso dos
alunos; no caso dos professores, usou-se a escala Criatividade e Escola - Perceções de professores
(Morais & Azevedo, 2011) e o Questionário Indicadores de Clima para a Criatividade no Ambiente de
Trabalho (Bruno Faria & Veiga, no prelo). Os resultados obtidos revelam, em relação aos alunos,
diferenças estatisticamente significativas nos parâmetros Suporte do Professor à Expressão de Ideias,
Interesse do Aluno pela Aprendizagem e Autonomia do Aluno, apresentando o ensino público valores
superiores ao privado. Tomando os professores, emergiram diferenças estatisticamente significativas no
pârametro Disponibilidade e Adequação de Recursos Materiais e Organizacionais, havendo superioridade
por parte do ensino privado, enquanto no pârametro Bloqueios à Criatividade os valores foram
significativamente superiores no ensino público. Os professores do ensino privado revelaram ainda valores
superiores relativamente à valorização da curiosidade no conceito de personalidade criativa. Creativity is assumed, increasingly, as a highly relevant expertise in all domains of society, especially in education. Portugal crossing a critical period to socio-economic level becomes critical conceive how school contexts with different social characteristics (public and private schools) influence perceptions of creativity and creative climate, either by students or teachers. In the present study, we sought to adapt two instruments for assessing creativity in Portuguese educational context and at the same time check if there are significant differences in the representations of the concepts of creativity, student, teacher and creative climate, as well as on favorable and unfavorable creativity in the workplace, by teachers from public and private schools, and differences in representations of creative climate in the classroom from students of the same types of schools. Is was used a sample of 202 students in the 3rd and 4th grades of basic school, as well as 72 teachers of this school level in public and private schools. Data were collected through Scale Climate for Creativity in the Classroom (Fleith & Alencar, 2005) in the case of students; in the case of teachers, the School Creativity and Scale - perceptions of teachers (Morais & Azevedo, 2011) and the Questionnaire Indicators of Climate for Creativity in the Workplace (Bruno Faria & Veiga, in press) were used. Results show, for the students, statistically significant differences in the parameters of the Teacher Support the Expression of Ideas, Student's Interest for Learning and Student Autonomy, presenting public school higher values compared to private schools. In the case of teachers, emerged statistically significant differences in the parameters Availability and Adequacy of Material Resources and Organizational, having a higher value teachers from private schools, and in the parameter Blocks to Creativity in which the scores of public school teachers is higher compared to private schools. Teachers from private schools also showed higher values in relation to curiosity taking the concept of creative personality. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30216 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carla Alexandra Ferreira Dias.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |