Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30204

TítuloPensar com ou pensar a partir do texto e da imagem
Autor(es)Dias, José Fernando Oliveira
Orientador(es)Martins, Custódia
Palavras-chaveRelatório de estágio
Ensino da filosofia
Texto
Imagem
Signo
Habitar
Internship report
Philosophy teaching
Text
Picture
Sign
Inhabit
Data2014
Resumo(s)O presente trabalho, intitulado Pensar com ou Pensar a partir do texto e da imagem, é o Relatório de Estágio em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, que decorreu no ano letivo de 2012/2013, na Escola Secundária de Maximinos em Braga, numa turma de décimo primeiro ano pertencente ao curso Científico- Humanístico de Ciências e Tecnologias. O Relatório Pensar com ou Pensar a partir do texto e da imagem tenta mostrar a sua principal finalidade: a partir das aulas de Filosofia estimular o pensamento crítico dos alunos, procurando, deste modo, responder aos interesses e necessidades de quem aprende, de quem ensina e tem de avaliar. Com esta dupla convocação - texto e imagem - pretende-se criar um signo mais rico. Pretende-se construir uma narrativa mais rica, com outras atmosferas, outros mundos possíveis, de forma a tornar a aula um espaço da possibilidade e de encontro. De um reencontro de mim comigo e/ou com os outros, em que o aluno é convidado a habitar com a possibilidade de interagir criticamente, pelo questionamento e pela confrontação, com perspetivas alternativas, provocando o chamamento e alargamento do Eu. O relatório aqui apresentado contempla duas vertentes: (1) uma vertente letiva, onde se procederá à apresentação das temáticas lecionadas nas aulas e (2) uma vertente de investigação, onde se apresenta e se descreve o tema de investigação. O presente relatório apresenta a seguinte estrutura: a primeira parte intitulada Contexto e Desenvolvimento Geral da Intervenção está dividida em dois pontos, a saber, (1) Enquadramento Contextual para a Vertente Letiva e (2) Enquadramento Contextual para a Vertente Letiva Investigação/Acção; a segunda parte intitulada Desenvolvimento e Avaliação da Intervenção está dividida em três pontos, a saber, (1) Desenvolvimento do Tema : Pensar com ou Pensar a partir do texto e da imagem, (2) Descrição do Processo de Ensino-Aprendizagem e (3) Avaliação da Intervenção. Este relatório é ainda constituído por uma introdução, uma conclusão, bibliografia e um conjunto de anexos.
This work, titled Thinking with or Thinking from the text and the picture, is the internship report on the teaching of Philosophy in High School Education, during the academic year of 2012/2013, in High School of Maximinos in Braga, for an eleventh grade class enrolled in the Scientific-Humanistic Sciences and Technologies course. The Report Thinking with or Thinking from the text and the picture tries to show its main purpose: stimulate the students’ critical thinking from Philosophy classes, hence trying to address the interests and needs of those who learn, and those who teach and have to evaluate and assess. With this double call – text and picture – the intention is to create a richer sign. The purpose is to build a richer narrative, with other atmospheres, other possible worlds, so that the classroom can become a space of possibility and encounter. From a re-encounter with myself and/or with others, the student is asked to live with the possibility of interacting critically by questioning and confronting alternative perspectives, causing the calling and the extension of the Self. This report follows a two-pronged approach: (1) an academic component, which will follow the presentation of subjects lectured in the classes and (2) a research component, which will present and describe the subject of research. This report presents the following structure: the first part, titled Context and General Development of the Intervention, is split into two parts: (1) Contextual Framework for the Academic Perspective and (2) Contextual Framework for the Research/ Action Academic Perspective; the second part, titled Development and Assessment of the Intervention, is split into three parts: (1) Development of the Subject: Thinking with or Thinking from the text and the picture, (2) Description of the Teaching-Learning Process and (3) Assessment of the Intervention. This report is also includes an introduction, a conclusion, a bibliography and a set of appendices.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30204
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
José Fernando Oliveira Dias.pdf5,96 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID