Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/30203

TitleTranspondo as fronteiras dos estereótipos culturais: o desenvolvimento da subcompetência pragmática na aula de língua estrangeira
Other titlesCrossing over the borders of cultural stereotypes: the development of pragmatic subcompetence in the foreign language classroom
Author(s)Sampaio, Ana Maria da Costa Gomes
Advisor(s)Cea Álvarez, Ana María
Issue date2013
Abstract(s)O presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, descreve o Plano de Intervenção aplicado numa turma de Espanhol de nível A1, o qual procurou desenvolver a competência intercultural e pragmática, para permitir aos alunos comunicar de uma forma mais eficaz. Os objetivos do projeto foram: a) procurar colmatar as principais lacunas, ao nível da abordagem dos conteúdos socioculturais do manual adotado (materiais e atividades que permitam dissolver os estereótipos culturais existentes entre os alunos); b) desenvolver estratégias (procedimentos em sala de aula) para transmitir conteúdos socioculturais aos alunos; c) consciencializar os discentes para a importância que a aprendizagem dos conteúdos socioculturais e a competência pragmática terá no domínio da língua estrangeira; d) aprofundar a competência sociopragmática dos alunos; e e) avaliar os resultados práticos das estratégias implementadas durante o estágio. Com base numa observação do contexto de intervenção, e tendo os documentos orientadores do processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras como alicerces, arquitetou-se um conjunto de estratégias de intervenção, implementadas e avaliadas. Os resultados finais revelaram que a turma em causa assimilou a importância de abordar conteúdos socioculturais e que estes se tornaram mais seguros e autónomos para uma eventual interação com nativos da Língua Espanhola. Seguindo uma perspetiva reflexiva e assente na pesquisa bibliográfica, foi também possível avaliar a minha evolução enquanto professora e adquirir conhecimentos e competências extremamente úteis para o meu percurso profissional.
This report, carried out in the scope of the Master in the Teaching of English and Spanish in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education, in the Institute of Education of the University of Minho, describes the Intervention Plan applied to a class of Spanish Level A1, which sought to develop intercultural and pragmatic competence, to allow students to communicate more effectively. The project objectives were: a) attempt to fill the major gaps in terms of approaching the sociocultural contents of the adopted book (materials and activities that may dissolve the existing cultural stereotypes among the students); b ) develop strategies (procedures in the classroom) to transmit sociocultural contents to students; c) raise the conscious of students to the importance that the learning of sociocultural contents and pragmatic competence will have in the field of foreign language; d) deepen the sociopragmatic competence of students; and e) evaluate the practical results of the strategies implemented during the training period. Based on an observation of the context of intervention, and having the guiding documents in the areas of Teaching and Learning of foreign languages as basis, I build a set of intervention strategies, implemented and evaluated. The final results showed that the class in question has assimilated the importance of approaching sociocultural contents and students became more secure and autonomous to a possible interaction with native speakers of Spanish Language. Following a reflective perspective and based on the literature, it was also possible to evaluate my evolution as a teacher and acquire knowledge and skills extremely useful for my career.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/30203
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Maria da Costa Gomes Sampaio.pdf2,45 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID