Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30171

TítuloPractices of reading and writing at work in teams in Project-Based Learning
Outro(s) título(s)Práticas de leitura e escrita no trabalho em equipas na Aprendizagem Baseada em Projetos
Autor(es)Theisen, Jossemar de Matos
Alves, Anabela Carvalho
Hattum-Janssen, Natascha van
Palavras-chavePBL
Teamwork
Reading and writing competences
Industrial engineering and management
Trabalho em equipe
Leitura e escrita de competências
Engenharia e gestão industrial
Data2014
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)The aim of this paper is to reflect on the practices of reading and writing in teamwork of a PBL methodology with students of the Master Integrated in Industrial Engineering and Management (MIIEM) in the first semester of the 1st year in 2013/2014, at University of Minho, Portugal. Teamwork is one of the advantages of Project-Based Learning (PBL), as it requires a joint effort on the part of students, teachers and tutors. Also, teamwork is a competence to be learn by the students, especially when it comes to the context of future engineers; this aspect will be the common good in their professional performances, for the engineer working in teams. However, in the perception of students, they have some difficulties with the PBL approach which demands their organization in teams and that they manage a project, make decisions and find solutions. This is a complex process for students and for this reason one of the most common problems of the teams associated with the project management and time management. To better manage their time, students divide tasks within the group in accordance with the competencies of each and this also happens with the writing of reports, where the most pro-efficient and “knack" for writing will have this task. This division will thus cover up the problems of students with less talent to do this. This article discusses this issue using some preliminary data from a survey submitted to students.
O objetivo deste trabalho é refletir sobre as práticas de leitura e escrita no trabalho em equipe de uma metodologia Project-Based Learning (PBL) com alunos do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIIEM) no primeiro semestre do 1 º ano em 2013 / 2014, na Universidade do Minho, Portugal. O trabalho em equipe é uma das vantagens do PBL, pois exige um esforço conjunto por parte de estudantes, professores e tutores. Além disso, o trabalho em equipe é uma competência a aprender por parte dos alunos, especialmente quando se trata do contexto de futuros engenheiros; este aspecto será o bem comum em suas performances profissionais, para o engenheiro de trabalhar em equipe. No entanto, na percepção dos alunos, eles têm algumas dificuldades com a abordagem PBL, que exige a sua organização em equipe e que gerenciar um projeto, tomar decisões e encontrar soluções. Este é um processo complexo para os alunos e, por essa razão um dos problemas mais comuns das equipes associadas ao gerenciamento de projetos e gestão de tempo. Para melhor gerir o seu tempo, os alunos dividem tarefas dentro do grupo, em conformidade com as competências de cada um e isso também acontece com a escrita de relatórios, onde o mais pró- eficiente e com "jeitinho” terá esta tarefa. Esta divisão cobrirá assim os problemas dos alunos com menos talento para escrever. Este artigo pretende discutir este problema com alguns dados preliminares de um inquérito preenchido pelos alunos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30171
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CGIT - Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
paee2014_submission_48.pdf363,74 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID