Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/30158

TitleA valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do currículo na Educação Básica : contributos do Projeto Curricular Integrado
Author(s)Neto, Diana Elisabete Oliveira
Advisor(s)Silva, Carlos M.
Issue date2014
Abstract(s)Muito se tem questionado sobre o desenvolvimento do currículo na educação e no ensino, mais propriamente sobre a questão da forma de desenvolver e avaliar. O currículo não é um prontoa- vestir de tamanho único (Formosinho, 2007) e impera-se o surgimento de um currículo integrado que respeite as diferenças culturais, sociais, cognitivas e económicas dos alunos. Nesta perspetiva, considero que o contexto local e a sua cultura devem coexistir e ser parte integrante do currículo nacional, através de processos de ensino e de aprendizagem dinâmicos e contínuos em função das características, necessidades, interesses e potencialidades dos alunos. Portanto, esta investigação tem como objeto de estudo o desenvolvimento curricular através da cultura local e recorrendo à metodologia do Projeto Curricular Integrado (Alonso, 1998). Por conseguinte, são propósitos da investigação analisar a importância que a cultura local desempenha no desenvolvimento curricular e em que medida pode ser conciliada com os conteúdos curriculares. O Projeto Curricular Integrado (PCI) encara o currículo sobre a perspetiva de projeto que permite aos alunos uma maior responsabilidade, participação, interesse e motivação no seu processo de ensino e aprendizagem. Os alunos constroem o seu próprio conhecimento assumindo um papel central na sua aprendizagem e o profissional de educação assume a função de mediador e promotor de oportunidades. Esta investigação analisa dois projetos em que o currículo se desenvolve sobre a perspetiva de Projeto Curricular Integrado e tendo como Núcleo Globalizador a cultura local. Estes foram desenvolvidos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de 15 crianças de cinco anos e outro grupo com 15 alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Seguindo uma metodologia de investigação-ação-reflexiva colaborativa (Alonso & Lourenço, 1998; Alonso, 1998), o principal objetivo dos projetos focalizou-se na descoberta e conhecimento profundo da cultura local. Os resultados demonstram o desenvolvimento de competências (saber, saber-fazer, saber-ser e estar, saber-conviver), a aprendizagem de aspetos da cultura local, o envolvimento das famílias e comunidade educativa em geral. As principais conclusões aferidas com a investigação é que é possível conciliar a cultura local com o desenvolvimento do currículo. Desenvolver o currículo através do PCI, tendo como tema transversal a cultura local, permite ao profissional de educação proporcionar atividades integradoras, contextualizadas e significativas, onde os alunos aprendem de forma integrada e significativa conteúdos ligados à cultura e às diferentes áreas do conhecimento.
Much has been asked about curriculum development in education and teaching, more specifically on the question of how to develop and evaluate. The curriculum is not a ready-to-wear of one size (Formosinho, 2007) and predominates the emergence of an integrated curriculum that respects the cultural, social, cognitive and economic differences of students. In this perspective, I consider that the local context and it’s culture should coexist and be an integral part of the national curriculum, through processes dynamic and continuous of teaching and learning, according to the characteristics, needs, interests and capabilities of students. Therefore, this research has as objects of study the curriculum development through local culture using the methodology of Integrated Curriculum Project (Alonso, 1998). Consequently, the purposes of the investigation are to analyze the importance that local culture plays in curriculum development and how it can be conciliated with the curriculum content. The Integrated Curriculum Project views the curriculum on the prospect of project that allows students greater responsibility, participation, interest and motivation in the process of teaching and learning. Students construct their own knowledge by assuming a central role in their learning and the education professionals takes the function of mediator and instigator of opportunities. This research examines two projects in which the curriculum is developed on the perspective of Integrated Curriculum Project that has like central core the local culture. These were developed in the ambit of Supervised Teaching Practice of the Masters in Pre-school Education and Teaching of the 1.º cycle of Basic Education, with a group of 15 children’s aged 5 years and another group of 15 students of the 2.º year of primary education. Following a collaborative action-research-reflective methodology (Alonso & Lourenço, 1998), the main objective of the projects was the discovery and deep knowledge of the local culture. The results demonstrate the development of competencies (to know, to know-do, to know-live together and to know-be), the learning of aspects of local culture, family involvement and the educational community in general. The main conclusions taken with the research is that it’s possible to combine local culture with the curriculum development and the develop of the curriculum through the Integrated Curriculum Project, with the subject of local culture, allows education professionals to provide integrative activities, contextualized and meaningful, where students learn in an integrated and meaningful way the contents related to culture and different areas of knowledge.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/30158
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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