Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30141
Título: | As canções populares como contributo para o repertório de iniciação ao violino |
Outro(s) título(s): | Popular songs as a contribution for the violin early beginners’ repertoire |
Autor(es): | Pérez Eizaguirre, Amaia |
Orientador(es): | Martingo, Ângelo |
Palavras-chave: | Violino Repertório Iniciação Canções populares Violin Repertoire Beginners Popular songs |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Tendo como base a experiência profissional enquanto docente do grupo
de recrutamento M24 – Violino, entre 2007 e 2012, na Fundação Bomfim-Companhia da
Música (Braga) e na Academia de Música Valentim Moreira de Sá (Guimarães), o presente
Relatório de Atividade Profissional - “As Canções Populares como contributo para o
repertório de Iniciação ao Violino”, compreende duas partes.
Na primeira parte, faz-se uma análise dos cinco anos de serviço na Fundação
Bomfim-Companhia da Música (Braga) e na Academia de Música Valentim Moreira de
Sá (Guimarães) na qualidade de professora de violino com os desafios encontrados e as
atividades profissionais desenvolvidas.
Na segunda parte, é relatada a lacuna detectada na experiência de ensino no
repertório musical dirigido a crianças que iniciam os estudos de violino, bem como a
realização e edição de diferentes arranjos musicais sobre canções populares, publicado em
Braga em Outubro de 2009 com o título Canções para os Pequenos Violinistas, como
resposta a essa lacuna. O livro é uma compilação de pequenas peças para violino em cordas
soltas e com um acompanhamento de piano simples dirigido a alunos que se iniciam no
instrumento tendo por base priorizar a motivação inicial na aprendizagem do instrumento. Based on my professional experience as a violin teacher from M24 recruitment group for Violin, between 2007 and 2012, in Fundação Bomfim-Companhia da Música Braga) and Academia de Música Valentim Moreira de Sá (Guimarães), the present report of Professional Activity “The violin early beginners’ repertoire: Popular songs as a learning method”, is divided in two parts. In the first part, it is made an analysis of the five years of service in Fundação Bomfim-Companhia da Música (Braga) and Academia de Música Valentim Moreira de Sá ( Guimarães) as a violin teacher with the challenges founded and the professional activities developed. In the second part, it is explained the detected lack of musical repertoire addressed to children that are starting their violin studies and also the achievement and edition of different musical arrangements of popular songs, published in Braga in October in 2009 with the title of Canções para os Pequenos Violinistas, as a response for this lack of repertoire. The book is a compilation of small pieces for violin in opened strings with a basic piano accompaniment focused on the priority of motivation for the initial learning of a musical instrument. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de mestrado em Ensino da Musica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30141 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amaia Perez Eizaguirre.pdf | 6,67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |